Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5075
Tipo: Dissertação
Título: PROFESSORES DE ESCOLA PANTANEIRA - AQUIDAUANA - MS, BRASIL: NARRATIVAS DE MEMÓRIAS DO COTIDIANO
Autor(es): APARECIDA ALESSANDRA DE OLIVEIRA FARIA
Primeiro orientador: Helen Paola Vieira Bueno
Resumo: RESUMO A presente pesquisa refere-se ao estudo realizado com professores de Escola Pantaneira da cidade de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Busca-se entender por meio das narrativas de memórias desses professores, as cenas do cotidiano que permeiam suas histórias de vida e de trabalho na escola, na região do Pantanal de Aquidauana-MS-Brasil. As memórias e narrativas relatadas pelos professores foram analisadas sob a óptica dos estudos culturais e descrevem as lembranças dos professores de Escola Pantaneira como fator de abordagem de crescimento cultural, utilizando os sentidos para conhecer as coisas, apresentando as necessidades individuais e coletivas diante do processo de construção ideológica e epistêmica, gerando relações concretas por intervenção da linguagem ao descrever a trajetória como sujeito que desenvolve sua alteridade. Foi possível, conhecer as possibilidades intrínsecas do sujeito sendo representado pela memória, que nos remete a um mundo cheio de riquezas e sabedoria, esse processo de interação do conhecimento que a pessoas trazem consigo entrando em contato com o outro, gerando infinitas ideias fundamentadas nos conceitos de cultura, proporcionando novas transformações e possibilitando-nos entrar em contato com a realidade da cultura e do ensino na região do Pantanal. Por conseguinte, as narrativas no trabalho docente diante das suas práticas pedagógicas servem como elementos estimulantes que induzem os professores, em geral, a refletir a própria profissão. Assim, para analisar as narrativas o pesquisador precisa ter consciência que a memória revelada pelo sujeito será seletiva apresentando os fatos, pessoas e situações que foram relevantes no momento sugerido. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de corte transversal. Os dados da pesquisa foram coletados no segundo semestre do ano de 2021, com a participação de seis professores de Ensino Fundamental. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi Questionário Sócio Demográfico Ocupacional (QSDO), que foi construído especialmente para este estudo, juntamente com entrevista semiestruturada realizada de forma presencial. Em face dessa realidade, aparecem como destaque nesta pesquisa, conceitos como educação no campo, professores de Escola Pantaneira, narrativas, memórias, cotidiano, trabalho docente, Pantanal, cultura pantaneira sob ótica de uma análise da teoria dos Estudos Culturais. Palavras-chave: Professores, Escola Pantaneira, Memórias, Narrativas, Estudos Culturais.
Abstract: ABSTRACT The present research refers to a study carried out with teachers of a Pantanal School in the city of Aquidauana, state of Mato Grosso do Sul, Brazil. It seeks to understand, through the narratives of these teachers' memories, the everyday scenes that permeate their life and work histories at school, in the Pantanal region of Aquidauana-MS-Brazil. The memories and narratives reported by the teachers were analyzed under the optics of cultural studies and describe the memories of the teachers of Escola Pantaneira as an approach factor of cultural growth, using the senses to know things, presenting the individual and collective needs before the process of ideological and epistemic construction, generating concrete relations through language when describing the trajectory as a subject that develops its alterity. It was possible to know the intrinsic possibilities of the subject being represented by the memory, which takes us to a world full of riches and wisdom, this process of knowledge interaction that people bring with themselves when in contact with the other, generating infinite ideas based on the concepts of culture providing new transformations and allowing us to get in touch with the reality of culture and teaching in the Pantanal region. Therefore, the narratives in the teaching work in face of their pedagogical practices serve as stimulating elements that induce teachers in general to reflect on their own profession. Thus, to analyze the narratives the researcher needs to be aware that the memory revealed by the subject will be selective presenting the facts, people, and situations that were relevant at the moment suggested. This is an exploratory-descriptive, cross-sectional study. The research data was collected in the second semester of the year 2021, with the participation of 6 elementary school teachers. The instrument used for data collection was a Socio-Demographic Occupational Questionnaire (QSDO) that was specially designed for this study, along with a semi-structured face-to-face interview. In view of this reality, concepts such as education in the field, teachers of pantanal school, narratives, memories, daily life, teaching work, Pantanal, pantanal culture under an analysis of the Cultural Studies theory are highlighted in this research. Keywords: Teachers, Pantanal School, Memories, Narratives, Cultural Studies.
Palavras-chave: xxx
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5075
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Defesa final Aparecida Alessandra.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.