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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESENVOLVIMENTO DE PATENTE DE DISPOSITIVO FOTOESTIMULATÓRIO PARA O TRATAMENTO DE LESÕES MAMÁRIAS
Autor(es): Baggio Rocha, Antonieli Benites
Carvalho, Gabriel Galbiati
Primeiro orientador: Taciro, Charles
Resumo: RESUMO: Introdução: É fundamental, tanto para o desenvolvimento da Universidade como da sociedade, que alunos do ensino de graduação e pós-graduação utilizem o conhecimento acadêmico para o desenvolvimento de inovação. Quando essas pesquisas geram um produto composto por algumas características adicionais, tais como pertencer a um setor voltado para a tecnologia, mostrar-se como uma novidade, representar um processo realmente inovador e ter utilidade prática, o produto pode ser patenteado, sendo depositado inicialmente em um banco de propriedade intelectual. O presente trabalho pretende descrever o processo de idealização de dispositivo, partindo do levantamento de problemas e brainstorm da equipe até o depósito da patente na AGINOVA), focando no papel da universidade como propulsora de inovação. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver competências para criação da patente, considerando a produção de inovação e o impacto social como cernes da universidade. Metodologia: O processo de desenvolvimento da patente partiu de brainstorm da equipe, focalizando o problema das fissuras mamárias e as demandas negligenciadas no tratamento. Resultados: O resultado foi a elaboração de um documento de depósito da patente “Dispositivo de tratamento por fotoestimulação LED em lesões mamárias”, projetada pela equipe de pesquisadores. Conclusão: A criação de novas patentes através da instituição gera estímulo aos docentes e discentes pois possibilita a inovação na área a ser estudada, otimizando o trabalho dos profissionais de diversas maneiras, abrindo o leque de opções para se chegar ao resultado desejado, e fortalecendo o impacto social da universidade e sua relevância no cenário científico.
Abstract: ABSTRACT: Introduction: It is fundamental, both for the development of the University and society, that undergraduate and graduate students use academic knowledge for the development of innovation. When these researches generate a product composed of some additional characteristics, such as belonging to a technology-oriented sector, being shown as a novelty, representing a really innovative process and having practical utility, the product can be patented, being initially deposited in an intellectual property bank. The present work intends to describe the process of device idealization, starting from the team's problem survey and brainstorm until the patent filing at AGINOVA, focusing on the role of the university as an innovation propeller. Objective: The objective of this work was to develop competencies for the creation of the patent, considering the production of innovation and the social impact as the core of the university. Methodology: The patent development process started from team brainstorm, focusing on the problem of breast fissures and the neglected demands in the treatment. Results: The result was the preparation of a patent filing document "LED photostimulation treatment device in breast lesions", designed by the research team. Conclusion: The creation of new patents through the institution generates stimulus to teachers and students because it enables innovation in the area to be studied, optimizing the work of professionals in several ways, opening the range of options to reach the desired result, and strengthening the social impact of the university and its relevance in the scientific scene.
Palavras-chave: LLLT; Transtornos da Lactação; Patente;Pesquisa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INISA
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5067
Data do documento: 8-Jul-2022
Aparece nas coleções:Fisioterapia - Bacharelado (INISA)

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