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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5027
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão do sofrimento/adoecimento psíquico do adolescente: discussões necessárias no espaço escolar. |
Autor(es): | Lissa Mayara dos Santos Andrade |
Primeiro orientador: | Marilda Goncalves Dias Facci |
Resumo: | A adolescência é um período do desenvolvimento humano permeado por diversas demandas sociais e conflitos, que são com facilidade identificados na instituição escolar. Nesse sentido, compreendendo que o processo de ensino-aprendizagem pode ser afetado quando há algum fator da vida do adolescente em desordem, objetivou-se de forma geral: analisar as produções e literaturas sobre o sofrimento/adoecimento psíquico em adolescentes e suas relações com o processo de escolarização. Como objetivos específicos: Discutir a adolescência como um fenômeno Histórico-Cultural; apresentar as principais discussões sobre o sofrimento/adoecimento psíquico de adolescentes e o processo de escolarização encontradas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); discutir sobre a concepção de depressão como forma de sofrimento/adoecimento psíquico pelo viés da Psicologia Histórico-cultural; e questionar a patologização da tristeza diante de uma sociedade capitalista. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, sob a luz do método materialista histórico-dialético. Assim, a primeira seção apresenta as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural sobre o desenvolvimento humano, com destaque para o período da adolescência. Já na segunda, apresentamos os resultados do levantamento bibliográfico com as principais discussões encontradas nas bases SciELO e BDTD. Essas informações foram organizadas nos seguintes eixos: 1) concepção e caracterização da adolescência; 2) compreensão da depressão e sintomas da depressão; 3) relação sujeito-escola/sujeito-escola-depressão; 4) relação sujeito e seus grupos de pares e depressão; e, 5) propostas de enfrentamento. Por fim, na seção três discorremos sobre a compreensão do sofrimento/adoecimento psíquico, trazendo discussões sobre a depressão pelo viés da Psicologia HistóricoCultural e retomando os aspectos da adolescência, referente ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS), formação de conceitos e atividade de comunicação com os pares, atrelando o sofrimento/adoecimento que afeta o desenvolvimento escolar do adolescente. Diante disso, entendemos que a Psicologia Histórico-Cultural pode possibilitar uma compreensão do sofrimento psíquico de maneira despatologizada, visto que leva em consideração questões objetivas e subjetivas que criam obstáculos para a relação dos adolescentes com a realidade. Assim, por intermédio dos resultados deste estudo, espera-se contribuir com as escolas, com o meio científico e com a sociedade no entendimento dos adolescentes em sofrimento psíquico, pois a compreensão para além da aparência é uma via para superarmos a naturalização do sofrimento/adoecimento psíquico, para que assim seja possível criar propostas com fins a emancipação e superação dos vieses biologizantes que adoecem ainda mais os sujeitos. Este trabalho realizou-se com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), bolsa processo nº 71/700.166/2020. Palavras-chave: Adolescência; Sofrimento Psíquico; Escolarização; Psicologia Histórico-Cultural. |
Abstract: | Adolescence is a period of human development permeated by various social demands and conflicts, which are easily identified in the school institution. In this sense, understanding that the teaching-learning process can be affected when there is some factor in the adolescent's life in disorder, the objective was in general: to analyze the productions and literature on psychological suffering/illness in adolescents and their relationship with the schooling process. As specific objectives: Discuss adolescence as a Historical-Cultural phenomenon; present the main discussions about psychological suffering/disease in adolescents and the schooling process found in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations databases; discuss the concept of depression as a form of psychological suffering/illness from the perspective of Historical-Cultural Psychology; and question the pathologization of sadness in the face of a capitalist society. The methodology used was bibliographic research, under the light of the historical-dialectical materialist method. Thus, the first section presents the contributions of Historical-Cultural Psychology on human development, with emphasis on the period of adolescence. In the second, we present the results of the bibliographic survey with the main discussions. This information was organized in the following axes: 1) conception and characterization of adolescence; 2) understanding depression and symptoms of depression; 3) subject-school/subject-schooldepression relationship; 4) subject and peer group relationship and depression; and, 5) proposals for confrontation. Finally, in section three we discuss the understanding of psychological suffering/illness, bringing discussions about depression from the perspective of Historical-Cultural Psychology and resuming aspects of adolescence, referring to the development of higher psychological functions, formation of concepts and communication activity with peers, linking the suffering/illness that affects the adolescent's school development. In view of this, we understand that Historical-Cultural Psychology can enable an understanding of psychic suffering in a depathologized way, since it takes into account objective and subjective issues that create obstacles for the relationship of adolescents with reality. Thus, through the results of this study, it is expected to contribute with schools, with the scientific environment and with society in the understanding of adolescents in psychological distress, since understanding beyond appearance is a way to overcome the naturalization of suffering/ mental illness, so that it is possible to create proposals with the aim of emancipating and overcoming the biologizing biases that make the subjects even more ill. This work was carried out with the support of the Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), grant process nº 71/700.166/2020. Keywords: Adolescence; Psychic Suffering; schooling; Historical-Cultural Psychology. |
Palavras-chave: | Sofrimento psíquico. Adolescente. Teoria Histórico Cultural. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5027 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
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