Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5006
Tipo: Livro
Título: Ciência e educação escolar: um vínculo clássico
Autor(es): Rossi, Rafael
Rossi, Aline Santana
Resumo: Estudantes de graduação em licenciaturas e, mais especificamente em Pedagogia, são nossos interlocutores por excelência nesse livro. Que as reflexões e explicações aqui presentes possam levar a novas descobertas e novos processos de apropriação e de transmissão crítica da ciência. Que a defesa da integridade humana seja abrangente nas escolas e universidades e que esse processo ocorra numa perspectiva humanamente emancipatória. A ciência e a sua reflexão em face da totalidade social a partir dos interesses dos trabalhadores são bases importantíssimas para a atuação no ensino e na pesquisa em educação. A ciência, na abordagem ontológica, histórica e crítica que trabalhamos, é aquela dimensão da vida humana responsável por fornecer conhecimentos que se aproximem ao máximo do movimento essencial do objeto investigado em suas múltiplas articulações com a totalidade social ao longo do processo histórico. O conhecimento científco tem por objetivo compreender o objeto investigado como ele é em seu movimento próprio e para além de suas camadas mais aparentes.
Abstract: Undergraduate students in teaching degrees and, more specifically in Pedagogy, are our interlocutors par excellence in this book. May the reflections and explanations presented here lead to new discoveries and new processes of appropriation and critical transmission of science. That the defense of human integrity is comprehensive in schools and universities and that this process takes place in a humanly emancipatory perspective. Science and its reflection in the face of the social totality from the interests of workers are extremely important bases for acting in teaching and research in education. Science, in the ontological, historical and critical approach that we work with, is that dimension of human life responsible for providing knowledge that is as close as possible to the essential movement of the object investigated in its multiple articulations with the social totality throughout the historical process. Scientific knowledge aims to understand the investigated object as it is in its own movement and beyond its most apparent layers.
Palavras-chave: Ciência
Educação
Formação
Conhecimento
Educação Escolar
Formação de Professores
Professor
Galileu
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5006
Data do documento: 2-Ago-2022
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ciência_e_educação_escolar.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons