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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4993
Tipo: | Dissertação |
Título: | A DIMENSÃO CRIATIVA DA DOCÊNCIA: CONCEITUAÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA RETÓRICA E DA FILOSOFIA DE GILLES DELEUZE |
Autor(es): | TATIANA DA SILVA RAMOS BATISTA |
Primeiro orientador: | Erika Natacha Fernandes de Andrade |
Resumo: | Este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de Educadores e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal (PPGE UFMS/CPAN), e ao Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq). Tendo em vista o interesse em investigar as relações entre pensamento, criação e docência, o objetivo geral da pesquisa foi elaborar conceitos sobre a dimensão criativa da docência. Para o alcance desta finalidade foram elaboradas as seguintes metas específicas: (i) refletir a docência e a criação na interface com os pressupostos da pedagogia retórica; (ii) discutir as relações entre pensamento e criação no âmbito das conceituações de Gilles Deleuze e, também, identificar e discutir as contribuições do pensamento deleuzeano para ampliar, ou reelaborar, as bases da pedagogia retórica; e (iii) debater a criação na relação com o trabalho do professor. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, é de caráter bibliográfico. O caminho metodológico da pesquisa envolveu a identificação dos principais conceitos mobilizados pela filosofia deleuzeana no que tange ao tema do pensamento como um ato de criação, e, igualmente, a apresentação das principais argumentações que sustentam o paradigma da pedagogia retórica. Defendemos a riqueza do aporte teórico deleuzeano para fomentar debates sobre o pensamento e a criação, contribuindo, por conseguinte, para reflexões sobre o trabalho docente, inclusive sobre a docência no diálogo com o paradigma da pedagogia retórica. Os resultados da pesquisa mostram que a docência é realizada, maximamente, mediante a criação: de encontros, de possibilidades para a participação em situações retóricas, de experiências estéticas, de sentidos e significados, de atos imaginativos e de ação poética. Concluímos que a dimensão criativa da docência é fomentada considerando os conceitos de: (i) experiências estéticas e ficções, remetendo à centralidade dos afectos, do alargamento da sensibilidade e da investigação das intensidades na docência, para a criação de ficções, isto é, de novos mundos; (ii) estética da multiplicidade, apresentando a necessidade de o professor desenvolver gosto pela beleza que provém do que é diferente, do que tensiona e nos faz pensar; e (iii) rompimento com o – e criação do – comum, indicando o delicado equilíbrio, vivido no ato de exercer a dimensão criativa da docência, em que professores pensam nas possibilidades de partilha do comum, mas também se tornam desejosos de mais experiências estéticas, movendo-se pelo insólito, por entre aquilo que não foi percebido, subvertendo representações. |
Abstract: | This work is linked to the Research Line Educator Formation and Diversity of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul - Pantanal Campus (PPGE UFMS/CPAN), and to the Research Group Rhetoric and Argumentation in Pedagogy (USP/CNPq). In view of the interest in investigating the relations between thinking, creating, and teaching, the general objective of the research was to elaborate concepts about the creative dimension of teaching. To reach this goal, the following specific goals were elaborated: (i) to reflect on teaching and creation in the interface with the assumptions of rhetorical pedagogy; (ii) to discuss the relations between thought and creation in the scope of Gilles Deleuze's conceptualizations and, also, to identify and discuss the contributions of Deleuze's thought to broaden, or rework, the bases of rhetorical pedagogy; and (iii) to discuss creation in the relation with the teacher's work. The methodology of the research, of qualitative approach, is bibliographical in nature. The methodological path of the research involved the identification of the main concepts mobilized by Deleuzean philosophy regarding the theme of thought as an act of creation, and, equally, the presentation of the main arguments that sustain the paradigm of rhetorical pedagogy. We defend the richness of Deleuzean theoretical contribution to foster debates about thought and creation, contributing, therefore, to reflections about the teaching work, including teaching in the dialogue with the paradigm of rhetorical pedagogy. The results of the research show that teaching is accomplished, to the utmost, through creation: of encounters, of possibilities for participation in rhetorical situations, of aesthetic experiences, of senses and meanings, of imaginative acts and poetic action. We conclude that the creative dimension of teaching is fostered by considering the concepts of: (i) aesthetic experiences and fictions, referring to the centrality of affections, the broadening of sensitivity and the investigation of intensities in teaching, for the creation of fictions, that is, of new worlds; (ii) aesthetics of multiplicity, presenting the need for the teacher to develop taste for the beauty that comes from what is different, from what tenses and makes us think; and (iii) breaking with - and creating - the common, indicating the delicate balance, lived in the act of exercising the creative dimension of teaching, in which teachers think about the possibilities of sharing the common, but also become eager for more aesthetic experiences, moving through the unusual, through what was not perceived, subverting representations. |
Palavras-chave: | Educação escolar. Filosofia da educação. Experiência estética. Trabalho e formação docente |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4993 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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