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Tipo: Artigo de Periódico
Título: The influence of schooling on cognitive screening test in the elderly
Autor(es): Christofoletti, Gustavo
Oliani, Merlyn Mércia
Stella, Florindo
Gobbi, Sebastião
Gobbi, Lílian Teresa Bucken
Resumo: Introdução: Instrumentos capazes de aferir as funções cognitivas vêm ganhando importância com o aumento na incidência e prevalência de quadros demenciais. O desafio consiste em criar instrumentos que não sofram influência dos níveis de escolaridade. Objetivo: Analisar comparativamente a influência do nível de escolaridade na Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) em idosos com e sem declínio cognitivo. Métodos: Participaram do estudo 176 idosos, sendo 60 (idade de 73,6±9,3 anos e escolaridade de 5,7±0,7 anos) com declínio cognitivo e 116 (idade de 73,4±0,6 anos e escolaridade de 5,6±0,5 anos) sem queixas cognitivas. Foram aplicados a BBRC em todos os sujeitos. O tratamento dos dados consistiu na aplicação de estatística descritiva e do teste t-Student independente, admitindo-se um intervalo de confiança de 95%. Resultados: Os dados indicaram que a BBRC consiste em um instrumento apropriado para a identificação da condição cognitiva em idosos normais, bem como, para confirmar declínio cognitivo em idosos comprometidos do nosso meio. Os itens da BBRC não sofreram influência significativa dos anos de escolaridade, fator que favorece sua aplicação em diferentes grupos, compostos por indivíduos iletrados, bem como por sujeitos com pouca ou elevada escolaridade. Conclusão: A BBRC mostrou-se um instrumento útil para rastreio cognitivo em idosos, independentemente de serem ou não letrados.
Abstract: Introduction: Tests for screening cognitive functions are gaining importance with the increasing incidence and prevalence of demential syndromes. For our elderly population, the challenge is to develop neuropsychological tests independent from the influence of educational level. Objective: To compare the influence of education on the elderly with or without cognitive decline, on the Brief Cognitive Screening Battery (BCSB). Methods: We studied 176 elderly people: 60 with cognitive decline (aged 73.6±9.3 years and with 5.7±0.7 years of education) and 116 without cognitive impairments (aged 73.4±0.6 years and with 5.6±0.5 years of education). The BCSB was applied in all subjects. The data were submitted to descriptive statistics and analyzed by Independent Student test with 95% confidence intervals. Results: The data showed that the BCSB is an appropriate battery for identifying cognitive status in normal elderly individuals, as well as cognitive decline in our elderly sample. The BCSB items were not significantly influenced by schooling years, making this test favorable for different groups characterized by illiterate individuals, as well as by those with low or high levels of formal education. Conclusion: The BCSB proved to be a useful cognitive screening test for old people with or without cognitive decline independent of their educational level.
Palavras-chave: neuropsychological tests
cognition
elderly
education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: eng
País: Brasil
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-57642008DN10100008
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4942
Data do documento: 2007
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