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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos
Título(s) alternativo(s): Burnout and Quality of Life on a Multi-professional Residency: a Two-Year Longitudinal Study
Autor(es): Sanches, Vinícius Santos
Ferreira, Patrícia de Morais
Veronez, Angelita Viana
Koch, Rodrigo
Souza, Albert Schiaveto de
Cheade, Maria de Fátima Meinberg
Christofoletti, Gustavo
Resumo: O processo de formação dos profissionais da saúde constitui um desafio a gestores e educadores devido à complexidade de estimular ao mesmo tempo habilidades profissionais, interpessoais e humanísticas do aluno. Os programas de Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) apresentam caráter de vanguarda em nosso país ao incentivarem práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção em saúde. Neste estudo, investigamos os níveis de estresse e qualidade de vida dos acadêmicos durante os dois anos em que se encontravam em uma RMS. O cenário de prática envolveu assistência de alta complexidade a pacientes críticos. Durante os dois anos, constatamos aumento no nível de estresse dos acadêmicos, intimamente relacionado à queda na qualidade de vida. Diversos fatores físicos e psíquicos estão vinculados aos resultados, que devem gerar discussões nos núcleos docentes estruturantes de cada residência na proposição de medidas acolhedoras aos alunos.
Abstract: The training process for health professionals constitutes a challenge for managers and educators since the procedures for stimulating professional, interpersonal, and human skills stand on a complex basis. Multi-professional Residence Programs (MRP) are somewhat cutting-edge in Brazil, based on the fact that they encourage active and participative multidisciplinary practices in health care. It was in this context that this study investigated student stress and quality of life during the two years spent on an MRP, with the practical scenario involving highly complex assistance administered to critically ill patients. Over the course of the two years, we were able to identify an increase in student stress levels, strongly related to a decrease in their quality of life. Many physical and psychological factors are linked to the results, and should generate debate within the academic structuring cores of each residence on measures which may be taken to better foster student welfare.
Palavras-chave: Educação Continuada
Educação em Saúde
Esgotamento Profissional
Qualidade de Vida
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Médica
CNPq: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Idioma: por
País: Brasil
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Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01022015
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4920
Data do documento: Jul-2016
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