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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4873
Tipo: | Dissertação |
Título: | DIFERENTES PERCEPÇÕES SOBRE O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE LADÁRIO-MS |
Autor(es): | SUZY HELEN SANTOS DE PAIVA |
Primeiro orientador: | Fabiano Quadros Ruckert |
Resumo: | A presente dissertação analisa as trajetórias escolares de estudantes do Ensino Médio que estão cursando o penúltimo e o último ano letivo na rede pública da cidade de Ladário, Mato Grosso do Sul, focando nas percepções dos estudantes acerca das suas escolhas profissionais. A pesquisa buscou compreender o que se passa em um dos momentos mais complexos da vida de um adolescente e desenvolveu uma reflexão sobre as relações entre o contexto econômico e social que o jovem está inserido e as influências das instituições educacionais e da família na escolha profissional do estudante. O trabalho foi desenvolvido através da metodologia quanti-qualitativa. Em um primeiro momento, realizamos um levantamento bibliográfico sobre as discussões teóricas a respeito do Ensino Médio e as percepções dos estudantes sobre escolha profissional. No segundo momento, realizamos a pesquisa de campo em duas escolas estaduais, com duas turmas do segundo ano e duas do terceiro do Ensino Médio da rede pública de Ladário. A pesquisa fez uso de questionários e entrevistas para conhecer a posição dos estudantes do Ensino Médio a respeito da escolha profissional. Os dados coletados foram categorizados de acordo com a análise de conteúdo, proposta por Bardin, realizou-se também a nuvem de palavras e a criação de retratos sociológicos dos estudantes. Teoricamente foram empregados na pesquisa os conceitos de poder simbólico, habitus e causalidade do provável, de Bourdieu e Passeron; o conceito de configuração do comportamento social, proposto por Norbert Elias; e a categoria de retratos sociológicos, presente na interpretação sociológica de Bernard Lahire. O modelo teórico de escolha após a conclusão do Ensino Médio envolve discursos influenciados e moldados por condições psico-econômico-sociais, história familiar e escolar, hábitos de estudo e lazer dos estudantes, tempo livre, se trabalha ou não, contato social, além de sua habilidade preferências, todos esses quesitos foram mensurados no presente trabalho, e de forma a concluir os aspectos principais indicados pela análise dos resultados foram condições econômicas, acesso e oferta do curso no município e em Corumbá (isso devido a questão geográfica), em sequência influências seja ela familiar, social ou escolar. E apoiada na perspectiva resultante do entendimento da realidade e na influência que os professores possuem, que realizamos o retrato sociológico dos estudantes, (a união das características, formaram três tipos de perfis dos estudantes) retratos a fim de auxiliar não só a comunidade científica, mas principalmente auxiliar os professores da região para que eles possam entender mais sobre as configurações que retratam os estudantes ladarenses e de que forma a conversa deve ser realizada, ampliada, especificada. Visto que a percepção como dito no início dessa consideração é moldada por aquilo que o sujeito adquire, absorve, vê, logo a escola pode abrir brechas de possibilidades em um contexto estrutural que é dominante e impositor, mas que por intermédio justamente do conhecimento dessas limitações que se pode construir outras pluralidades de sucesso. |
Abstract: | não tem |
Palavras-chave: | Ensino Médio. Escolarização. Educação Superior. Escolha Profissional. Acesso ao Ensino Superior. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4873 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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