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Tipo: Dissertação
Título: UMA ANÁLISE SOBRE A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – NUGED E O PAPEL DO PSICÓLOGO ANTE AS AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFMS.
Autor(es): Elizandra Prates de Oliveira Miranda
Primeiro orientador: Antonio Carlos do Nascimento Osorio
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a atuação do profissional de psicologia no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em especial, mediante aos elevados índices de evasão e retenção. Nesse sentido, se propõe a analisar o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, com ênfase para a atuação enquanto profissional de psicologia no campus do Instituto Federal do município de Jardim. As ações propostas para promoção de permanência e êxito dos discentes, bem como, as expectativas ensejadas ao psicólogo, aparentemente, apresentam-se alinhadas ao que se propõe o neoliberalismo, trazendo em seus enunciados concepções voltadas a uma proposta individualizante e estigmatizante. Utilizamos como método a pesquisa documental envolvendo revisão bibliográfica e análise de dados secundários tendo como fonte os dados disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha. Com base no aporte teórico de Michel Foucault, buscou se realizar as análises observando se atenderam efetivamente ao que objetivaram em seus enunciados e, quais enunciados e quais práticas foram exercidas para se chegar ao atual contexto. Os resultados indicam que as ações e a atuação pensada ao psicólogo no plano, não vão de encontro com a efetiva superação da realidade da evasão e da retenção, conforme disposto nos enunciados. Palavras-chave: Permanência e Êxito. Atuação do Psicólogo. Instituto Federal.
Abstract: The present study aims to reflect on the performance of the psychology professional at the Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, in particular, through the high rates of evasion and retention. In this sense, it proposes to analyze the Strategic Plan of Permanence and Success of the Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, with emphasis on the performance as a psychology professional on the campus of the Instituto Federal of the municipality of Jardim. The actions proposed to promote the students' permanence and success, as well as the expectations given to the psychologist, apparently, are aligned with what neoliberalism proposes, bringing in their statements conceptions aimed at an individualizing and stigmatizing proposal. We used as a method the documental research involving bibliographic review and analysis of secondary data having as source the data provided by the Nilo Peçanha Platform. Based on Michel Foucault's theoretical contribution, the analyzes were carried out observing whether they effectively met what they aimed at in their statements and, which statements and which practices were exercised to reach the current context. The results indicate that the actions and actions planned by the psychologist in the plan do not go against the effective overcoming of the reality of evasion and retention, as provided in the statements. Keywords: Permanence and Success. Psychologist's role. Instituto Federal.
Palavras-chave: Permanência e Êxito. Atuação do Psicólogo. Instituto Federal.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4809
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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