Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4749
Tipo: Dissertação
Título: Horta escolar: uma UEPS para o ensino de ácidos, bases e pH
Autor(es): Silva, Claysson Xavier da
Primeiro orientador: Correia, Daniele
Resumo: As atuais orientações curriculares para o ensino de química demandam que os professores utilizem diferentes estratégias didáticas para promover a aprendizagem significativa. Nesse sentido, é cada vez maior a necessidade de contextualizar os conteúdos de Química de forma a cultivar o pensamento crítico dos estudantes sobre o mundo que os cerca. Nessa perspectiva, a horta escolar se mostra como um tema que desperta o interesse nos estudantes, podendo integrar a aprendizagem significativa como o cotidiano dos estudantes. Assim, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um produto educacional com a temática horta escolar para o ensino de ácidos, bases e pH e submetê-lo à avaliação de professores de química da educação básica. O produto educacional desenvolvido é voltado ao professor de química, e possui textos e atividades experimentais para serem aplicadas junto aos estudantes. Os materiais sugeridos nas atividades propostas são de fácil acesso, possibilitando a aplicação na maioria das escolas. Vídeos dos experimentos e os roteiros em formato para impressão estão disponíveis em QR Code. A pesquisa foi de cunho qualitativo sem a intervenção do pesquisador, e o instrumento de coleta de dados foi do tipo formulário aberto, possibilitando aos participantes expressar suas opiniões a respeito do produto educacional. A análise dos dados possibilitou concluir que o produto educacional elaborado possui linguagem acessível, diagramação adequada e pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conceitos de ácidos, bases e pH.
Abstract: Teaching chemistry requires teachers to use different strategies to contextualize contents and promote students' critical thinking about the world around them. From this perspective, the topic of school garden raises the students' interest and can integrate meaningful learning of chemistry content with the students' daily lives. Thus, our research goal was to develop an educational product focused on the school garden topic for the teaching of acids, bases, and pH, and subject it for evaluation by chemistry teachers. The educational product is based on the Meaningful Learning Theory (MLT) and is aimed at chemistry teachers, including diversified activities, such as a theoretical deepening, suggested classroom activities, and experimental exercises involving physical and chemical soil analysis (videos of the experiments and the scripts in printable format are available in QR Code). The educational product was evaluated by four high school chemistry teachers from different public educational institutions. The research was qualitative and without the researcher’s intervention. Data collection instrument was an open-ended questionnaire, allowing the participants to express their opinions on the matters. The analysis of the results demonstrates that the educational product has accessible language, adequate layout and can contribute to the meaningful learning of the concepts of acids, bases, and pH.
Palavras-chave: Ensino de Química
Currículo Escolar
Conceitos Químicos
Recursos Didáticos
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4749
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação_Claysson_VF.pdf5,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.