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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GREENWASHING: conceitos, práticas, comportamentos e julgamentos
Autor(es): Rocha, Anderson Aprígio da
Primeiro orientador: Sordi, Victor Fraile
Primeiro membro da banca: Resch, Sibelly
Segundo membro da banca: Rodrigues, Wesley Osvaldo Pradella
Resumo: Como resultado da crescente preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia as organizações contemporâneas a considerarem questões ambientais e sociais de seus processos produtivos. Surge nesse cenário a crescente importância do marketing verde, que propõe que as ações mercadológicas sejam desenvolvidas não só no intuito de satisfazer os consumidores, mas também levando em consideração as questões ambientais. No entanto, algumas organizações acabam optando por um caminho relativamente mais fácil, divulgando uma imagem verde sem que haja um real respaldo, criando a ilusão de que o consumidor está comprando algo correto, mas na verdade, seus méritos ecológicos são apenas aparentes, em uma prática conceituada como greenwashing ou lavagem verde. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar na literatura brasileira na área de administração, o estado da arte sobre a prática de lavagem verde ou greenwashing. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática integrativa de literatura sobre o tema, com artigos científicos em português disponíveis na base de dados Spell. Os resultados apresentam os principais conceitos de lavagem verde, os principais focos dessas práticas, os comportamentos das empresas que praticam a lavagem verde e a chamada “confusão verde” que dificulta o julgamento dos consumidores.
Abstract: Como resultado da crescente preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia as organizações contemporâneas a considerarem questões ambientais e sociais de seus processos produtivos. Surge nesse cenário a crescente importância do marketing verde, que propõe que as ações mercadológicas sejam desenvolvidas não só no intuito de satisfazer os consumidores, mas também levando em consideração as questões ambientais. No entanto, algumas organizações acabam optando por um caminho relativamente mais fácil, divulgando uma imagem verde sem que haja um real respaldo, criando a ilusão de que o consumidor está comprando algo correto, mas na verdade, seus méritos ecológicos são apenas aparentes, em uma prática conceituada como greenwashing ou lavagem verde. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar na literatura brasileira na área de administração, o estado da arte sobre a prática de lavagem verde ou greenwashing. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática integrativa de literatura sobre o tema, com artigos científicos em português disponíveis na base de dados Spell. Os resultados apresentam os principais conceitos de lavagem verde, os principais focos dessas práticas, os comportamentos das empresas que praticam a lavagem verde e a chamada “confusão verde” que dificulta o julgamento dos consumidores.
Palavras-chave: Greenwashing
Lavagem Verde
Maquiagem Verde
Marketing Verde
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4727
Data do documento: 20-Nov-2021
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

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