Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4706
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: QUAL O PERFIL DO EMPREENDEDOR QUE INVESTE EM FRANQUIAS NO INTERIOR? Um estudo exploratório na cidade de Naviraí/MS
Autor(es): Vaz, Sara Cristiane Machado
Primeiro orientador: Rodrigues, Fábio da Silva
Primeiro membro da banca: Coutinho, Fernanda Gabriela de Andrade
Segundo membro da banca: Pereira, Jaiane Aparecida
Resumo: O que leva um empreendedor e investir em franquias em uma cidade do interior? Qual o perfil desse empreendedor? O presente artigo teve como objetivo identificar a motivação para a instalação de franquias em uma cidade do interior bem como identificar o perfil empreendedor deste franqueado. A pesquisa se configura como qualitativa, exploratória e descritiva e realizou-se através de questionários estruturados aplicados a franqueados de todos os ramos, atuantes na cidade de Naviraí-MS. Foram distribuídos 19 questionários, ou seja, todas as franquias identificadas na cidade. Contudo, deste total, apenas 6 questionários retornaram. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que os empreendedores desse tipo de negócio têm um perfil de iniciativa pessoal, procuram oportunidades, são persistentes e calculam os riscos a serem corridos em seus negócios, coerentes com as características do comportamento empreendedor propostas por David McClelland. Quanto aos motivos por optarem por franquia se deve ao reconhecimento da marca; já no que se refere a escolha por cidades do interior, se dá pela qualidade de vida e segurança. Os achados apontam, que a escolha pela franquia pode representar uma minimização dos riscos de empreender, ao escolher um negócio consagrado, testado e aprovado.
Abstract: O que leva um empreendedor e investir em franquias em uma cidade do interior? Qual o perfil desse empreendedor? O presente artigo teve como objetivo identificar a motivação para a instalação de franquias em uma cidade do interior bem como identificar o perfil empreendedor deste franqueado. A pesquisa se configura como qualitativa, exploratória e descritiva e realizou-se através de questionários estruturados aplicados a franqueados de todos os ramos, atuantes na cidade de Naviraí-MS. Foram distribuídos 19 questionários, ou seja, todas as franquias identificadas na cidade. Contudo, deste total, apenas 6 questionários retornaram. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que os empreendedores desse tipo de negócio têm um perfil de iniciativa pessoal, procuram oportunidades, são persistentes e calculam os riscos a serem corridos em seus negócios, coerentes com as características do comportamento empreendedor propostas por David McClelland. Quanto aos motivos por optarem por franquia se deve ao reconhecimento da marca; já no que se refere a escolha por cidades do interior, se dá pela qualidade de vida e segurança. Os achados apontam, que a escolha pela franquia pode representar uma minimização dos riscos de empreender, ao escolher um negócio consagrado, testado e aprovado.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Franchising
Franquias
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4706
Data do documento: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara_tcc_final_2020.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons