Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, VITÓRIA LOURENÇO LUGES DA-
dc.date.accessioned2022-04-12T18:01:10Z-
dc.date.available2022-04-12-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4693-
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze how some textbooks introduce the concept of limit of function at a point, by studying the definitions used by these authors. This research was developed, on the one hand, by some concerns that arose in my experience in Calculus I, in which I had difficulty understanding these definitions. On the other hand, we noticed that this is a common problem in students of this subject pointed out by several researches. Students have a lot of difficulty in understanding these definitions and, moreover, they cannot relate the formal definition to what is presented in the intuitive definition. For this study we selected the three most frequently used textbooks in the Calculus I in the courses of Licentiate Degree in Mathematics and Bachelor Degree in Mathematics offered by the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), in six cities of the state. From this, we identified and analyzed the situations used for the presentations of the definitions, by means of the theory of conceptual fields, trying to identify the concepts and representations used in the definitions and the relation existing among them. We saw in our studies that the textbooks present different situations in which the definitions require students to know several concepts. This is an important aspect for the teacher to consider, he/she needs to be attentive, because depending on the situation chosen to present these definitions, students may have to deal with concepts that do not favor relating the notions involved in the intuitive definition to what is presented in the formal definition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLimite de função em um pontopt_BR
dc.subjectCálculo Ipt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.titleLIMITE DE FUNÇÃO EM UM PONTO: UMA ANÁLISE DAS DEFINIÇÕES PROPOSTAS EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Burigato, Sonia Maria Monteiro da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621675428182562pt_BR
dc.contributor.referee1Burigato, Sonia Maria Monteiro da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621675428182562pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Cíntia Melo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224534008264568pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Danise Rodrigues Regina da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0697583552245674pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4841-7940pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2441985859536108pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar como alguns livros didáticos introduzem o conceito de limite de função em um ponto, por meio do estudo das definições utilizadas por esses autores. Esta investigação foi desenvolvida, por um lado, por algumas inquietações que surgiram na minha experiência na disciplina Cálculo I, em que tive dificuldade em compreender essas definições. Por outro lado, notamos que este é um problema comum em estudantes dessa disciplina apontados por diversas pesquisas. Os alunos têm muita dificuldade em compreender essas definições e, além disso, eles não conseguem relacionar a definição formal com o que é apresentado na definição intuitiva. Para este estudo selecionamos os três livros didáticos mais indicados nas ementas da disciplina de Cálculo I dos Cursos de Matemática - Licenciatura e de Matemática - Bacharelado oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em seis cidades do estado. A partir disso, identificamos e analisamos as situações utilizadas para as apresentações das definições, por meio da teoria dos campos conceituais, buscando identificar os conceitos e representações utilizadas nas definições e as relações existentes entre elas. Vimos em nossos estudos que os livros didáticos apresentam diferentes situações, em que as definições exigem dos estudantes o conhecimento de conceitos diversos. É um aspecto importante para o professor considerar, ele precisa estar atento, pois conforme a situação escolhida para apresentar essas definições, os alunos podem ter de lidar com conceitos que não favorecem relacionar as noções envolvidas na definição intuitiva com o que é apresentado na definição formal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINMApt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:Matemática - Licenciatura (INMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia 06_01_2022 (1).pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons