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Tipo: Dissertação
Título: Ewom e territorialidades virtuais: uma análise de comunidades online a partir do território turístico da Chapada dos Veadeiros, Centro-Oeste do Brasil
Autor(es): Santos, Jean Flávio da Silva
Primeiro orientador: Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Resumo: O “boca a boca” eletrônico no turismo é uma orientação online comunicativa de informações entre pares consumidores que desejam empreender viagens e entender mais sobre produtos e destinações de turismo. Existem inúmeras plataformas e websites para se “alimentar” dessas informações, e que são entendidos de maneira genérica como comunidades online de consumidores. No entanto há base teórica na literatura acadêmica que pontua critérios para que uma plataforma ou website interativo se enquadre como uma “comunidade online”. Tais membros deste tipo específico de comunidade podem desenvolver um senso de pertencimento e controle sobre algum território geográfico a partir de representações sociais e identitárias geradas pelas interações em territórios virtuais do ciberespaço. O grupo de Facebook “Chapada dos Veadeiros – informações, dicas e companhia” trata-se de uma comunidade composta por ecoturistas futuros e experientes, e por anfitriões e pequenos empresários locais que se comunicam de forma aberta sobre a viagem até a destinação turística da Chapada dos Veadeiros. Analisa-se as interações online e o conteúdo emitido por esses comunicantes os comparando aos da plataforma avaliativa Google Maps. Para tanto utilizou-se princípios de netnografia com auxílio do software Iramuteq para chegar aos apontamentos elucidados, a partir de 8 atrativos naturais do território turístico da destinação. Os resultados revelam similaridades comunicativas nos conteúdos emitidos como recomendações e caracterização dos atrativos extrapolando-se para polêmicas sobre contratação de serviços, além de diferenças interativas relevantes na forma comunicacional, entre os territórios virtuais analisados.
Abstract: Electronic “word of mouth” in tourism is a communicative online guidance of information among consumer peers who want to undertake travel and understand more about tourism products and destinations. There are numerous platforms and websites to “feed” on this information, and which are generically understood as online communities of consumers. However, there is a theoretical basis in academic literature that points out criteria for an interactive platform or website to fit as an “online community.” Such members of this specific type of community can develop a sense of belonging and control over some geographic territory from social and identity representations generated by interactions in cyberspace's virtual territories. The Facebook group “Chapada dos Veadeiros – information, tips and company” is a community made up of future and experienced ecotourists, as well as hosts and small local entrepreneurs who communicate openly about the trip to Chapada's tourist destination. Of the Stags. The online interactions of these communicators are analyzed comparing them to the Google Maps evaluation platform. For this purpose, netnography principles were used with the aid of the Iramuteq software to arrive at the elucidated notes, based on eight natural attractions of the tourist territory of the destination. The results reveal relevant similarities and differences in the interactive dynamics between members as well as in the contents emitted in the communications plot.
Palavras-chave: Comunidade Online
Ecoturismo
Netnografia
Território Turístico
Plataforma Avaliativa
Online Community
Ecotourism
Netnography
Tourism Territory
Evaluative Platform
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4679
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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