Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4677
Tipo: Dissertação
Título: OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS DA RELAÇÃO ENTRE O MATRIMÔNIO E O PATRIMÔNIO MEDIADA PELO CASAMENTO NO SISTEMA CAPITALISTA
Autor(es): Rebeca dos Santos Moreira Soares
Primeiro orientador: Alexandra Ayach Anache
Resumo: Por que dizemos matrimônio, uma palavra com significantes femininos, para casamento e patrimônio, cuja raiz possui significantes masculinos, para designar bens e heranças? Na busca por compreender se essa relação que se apresenta na linguagem é também uma relação existente na prática social e se faz parte da consciência dos sujeitos da sociedade, em especial das mulheres que se casam, nos aprofundamos nesta investigação. Para tanto, nos baseamos nos ensinamentos da teoria psicológica sócio-histórica e nos fundamentos do materialismo histórico e dialético. Destarte, percorremos uma história do casamento, desde a passagem para o casamento monogâmico, enlaçado na história da propriedade privada; passando pelos laços das famílias feudais, os quais se davam especialmente por aliança política e econômica, mas também pela economia doméstica e familiar; até a história brasileira do casamento, que, embora tenha o predomínio da família patriarcal, guarda uma multiplicidade de histórias. Compreendemos, portanto, que as instituições Estado, família, Igreja arte e educação fazem a mediação da cultura matrimonial, seja transformando, seja conservando os seus aspectos, a fim de condicionar determinantes para um propósito ideológico. No processo histórico aqui percorrido, pudemos avaliar que muitas mulheres encontram-se em desvantagem patrimonial, por, tradicionalmente, serem-lhes atribuídas as ocupações domésticas, como a reprodução e cuidados com a casa, e a sua marginalização em relação ao mundo do trabalho, com baixas remunerações e/ou dificuldade em serem empregadas, entre outras condições. O casamento, que se tornou, para algumas mulheres, uma fonte de sobrevivência ou mesmo a garantia de permanência em determinada classe social, ganha novo significado e sentido na vida moderna, quando passa a ser uma escolha por afinidade. No entanto, indagamo-nos se a questão patrimonial, que permanece imbricada ao casamento, faz parte da consciência de mulheres que se casam. Em outras palavras, interessa-nos verificar o que as casadas sabem sobre a cultura que motiva a ação de se casar e a implicação dessa ação no que tange aos aspectos econômicos. Para responder a isso, realizamos entrevistas com mulheres sobre sua consciência acerca do seu patrimônio no casamento – processo desenvolvido com a técnica da Análise Gráfica do Discurso. A partir dela, foi possível conhecer os núcleos do pensamento da entrevistada sobre o tema e interpretá-los pela teoria psicológica sócio-histórica. Sendo assim, identificamos que, na sua consciência, a ideia de casamento seria uma condição de valorização de si, o que motiva e cria necessidades sobre ele, e que o patrimônio no casamento não é percebido como lhe pertencendo. Isso confirma nossa hipótese de que, no processo histórico e cultural, há um enlace entre matrimônio e patrimônio. Palavras-chave: Psicologia Sócio-histórica. Materialismo histórico e dialético. Análise gráfica do discurso. Matrimônio e patrimônio.
Abstract: Why do we say matrimony, a word with a female meaning, to wedding and patrimony, which its roots have male meanings, to address goods and heritage? We deepen this investigation in the seek of understanding if this relation presented in the language is also existent in the social practice that takes part of the of the conscience of the authors in society, especially women who get married. For this, we based on the Socio-Historical Psychology Theory and elements of the Dialectical Historical Materialism. This way, we went through the History of Marriage, since the monogamic one along with the history of private property, passing on the bounds of feudal families, which were given, basically, due to political and economic alliance and also for the family and domestic economy; until the history of Brazilian marriage, which, despite having the patriarchal predominance, gathers a diverse history. Therefore, we comprehend that the State, family, Church, art and education institutions measure the matrimonial culture, either changing or conservating its aspects to conditionate ideological determiners. This way, in the historical process, we were able to identify that many women found themselves in disadvantaged regarding the matrimony, due to, traditionally, have attributed to them the domestic occupation, like reproduction and taking care of the house, and the marginalization regarding the world of work, with low payments and/or the difficulties of being employed, among other conditions. Marriage that has become, to some women, a source of surviving or even the guarantee of staying in certain social class, receives another meaning and sense in modern life, when it becomes a choice due to affinity. However, we ask ourselves if the patrimonial issue, that remains imbricated to the marriage, takes part of the conscience of those who are willing to get married. That is, what they know about the culture that motivates the action of getting married and its implication to the economy. In order to answer this, we interrogated some women about the conscience they have about their marriage patrimony. We did, then, two interviews, in which only one was chosen to be developed with the Graphic Analysis of the Speech technic. Keywords: Social-Historical Psychology. Dialectical Historical Materialism. Graphic Analysis of the Speech. Matrimony. Patrimony.
Palavras-chave: Psicologia Sócio-histórica. Materialismo histórico e dialético. Análise gráfica do discurso. Matrimônio e patrimônio.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4677
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia



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