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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4527
Tipo: | Dissertação |
Título: | A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
Autor(es): | Vicente Mota de Souza Lima |
Primeiro orientador: | Grasiela Edith de Oliveira Porfirio Petry |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de realizar uma síntese do conhecimento científico sobre a Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental. A fim de se investigar as produções científicas, relacionadas as bases de dados bibliográficos utilizadas para a busca de documentos publicados. As bases de dados foram a ISI Web Of Science – Coleção Principal (Clarivate Analytics), a partir daqui chamada de WoS, e SCOPUS (Elsevier), sendo coletados dados de ambas as bases, porém, a análise mais profunda se deu em face da base de dados Scopus. De forma complementar as referências bibliográficas, foi utilizada a base de dados Google scholar/acadêmico, que fornece várias outras publicações associadas ao mesmo tipo de string de busca, porém, tal base de dados não foi objeto de análise no escopo deste estudo. Foram analisados parâmetros bibliométricos como ranking, frequência e distribuição, tendo como objetos de estudo documentos, revistas, artigos, autores; e aspectos cienciométricos, como análise de conjunto e de correspondência entre temas, campos de pesquisa e comunicação entre autores. Para o processamento dos dados foram utilizados os softwares gerenciadores de bibliografias EndNote 5, o software VosViewer e o editor de planilhas Microsoft Excel. No cotejo das bases de dados objeto deste estudo, apenas foi analisada as visualizações bibliométrica de comparação entre as bases de dados, no que diz respeito aos dados brutos de todo período, porém, considerando o recorte intertemporal dos últimos 05 anos, deu-se prioridade a análise dos dados da base Scopus. Como resultado foi observado que, apesar do grande número de autores que publicaram sobre o tema, foi possível verificar que há cooperação para coautoria de muitos artigos científicos. Porém verificou-se que as correlações são relativamente recentes, destacando-se a produção científica dos últimos cinco anos, sendo bem diversificada em vários países do mundo, atingindo pequenos grupos que orbitam os mais destacados. Os países que lideram o ranking de publicações são os Estados Unidos da América, Brasil e Austrália. Portanto, os dados indicam que há publicações que tratam o tema de maneira aparentemente interligada no tocante ao correto tratamento dos Resíduos Sólidos. A coocorrência das principais palavras-chave, pela indicação de hot topics e tendências, além dos temas dos periódicos utilizados para a maioria das publicações, apontam para a importância da preservação dos recursos naturais. Os artigos mais citados e com maior número de links abordam temas, pesquisados por palavras chaves, que indicam possível relevância global, e que tem concentrado a atenção dos cientistas, governantes e stackeholders. Assim, infere-se a constatação de que há inter-relação nas abordagens científicas sobre das Políticas de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos. Palavras-chave: Bibliometria, Cienciometria, Educação Ambiental, Políticas Públicas, Resíduos Sólidos, Sustentabilidade. |
Abstract: | The present work has the objective of accomplishing a synthesis of the scientific knowledge about the Public Policies of Solid Residues and Environmental Education. In order to investigate the scientific productions related to the bibliographic databases used to search for published documents. The databases were the ISI Web Of Science – Main Collection (Clarivate Analytics), henceforth called WoS, and SCOPUS (Elsevier), with data collected from both databases, however, the deeper analysis took place in the face of the Scopus database. In addition to the bibliographic references, the Google scholar/academic database was used, which provides several other publications associated with the same type of search string, however, this database was not the object of analysis in the scope of this study. Bibliometric parameters such as ranking, frequency and distribution were analyzed, having as objects of study documents, journals, articles, authors; and also scientometric aspects, such as analysis of set and correspondence between themes, fields of research and communication between authors. For data processing, EndNote 5 bibliography manager software, VosViewer software and Microsoft Excel spreadsheet editor were used. In the comparison of the databases object of this study, only the bibliometric views of comparison between the databases were analyzed, with regard to the raw data of the entire period, however, considering the intertemporal cut of the last 05 years, priority was given the analysis of the Scopus database. As a result, it was observed that, despite the large number of authors who published on the topic, it was possible to verify that there is cooperation for the co-authorship of many scientific articles. However, it was found that the correlations are relatively recent, highlighting the scientific production of the last five years, being well diversified in several countries of the world, reaching small groups that orbit the most outstanding. The countries that lead the ranking of publications are the United States of America, Brazil and Australia. Therefore, the data indicate that there are publications that deal with the subject in an apparently interconnected way regarding the correct treatment of Solid Waste. The co-occurrence of the main keywords, by indicating hot topics and trends, in addition to the themes of the periodicals used for most publications, point to the importance of preserving natural resources. The most cited articles and those with the highest number of links address topics, searched for by keywords, that indicate possible global relevance, and that have focused the attention of scientists, governments and stakeholders. Thus, it is inferred that there is an interrelationship in the scientific approaches to Environmental Education and Solid Waste Policies. Keywords: Bibliometrics, Scientometrics, Environmental Education, Public Policies, Solid Waste, Sustainability. |
Palavras-chave: | Políticas públicas, resíduos sólidos |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4527 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais |
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