Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4502
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Empreendedorismo por necessidade e empreendedorismo por oportunidade: um diagnóstico no município de Naviraí - MS
Autor(es): Ferreira, Nayara de Oliveira Quintas
Primeiro orientador: Casagranda, Yasmin Gomes
Primeiro membro da banca: Maciel, Wilson Ravelli Elizeu
Segundo membro da banca: Rodrigues, Fábio da Silva
Resumo: O presente trabalho tem como interesse retratar o que leva uma pessoa a empreender, a influência na decisão da escolha do segmento do empreendimento, a motivação que rege a continuidade do negócio, as vantagens e desvantagens do processo. Foram realizadas entrevistas com 21 empreendedores por meio de 21 perguntas, sendo 20 questões objetivas e 1 questão subjetiva, as quais foram analisadas por ordem de relevância. Por conta da pandemia do COVID- 19 a maioria dos empreendedores se encontrava em um momento de impacto econômico negativo, ademais, vieram a descrever com ênfase a atitude de nunca desistir de um negócio, mesmo em momentos difíceis de crise econômica mundial. Relataram também acerca de suas expectativas em relação ao pós-pandemia. Este trabalho proporcionou uma visão para futuros empreendedores das vantagens e desvantagens de ser dono do próprio negócio, e o valor dos três capitais mais importantes no empreendimento: capital financeiro, capital de clientes e capital intelectual.
Abstract: The present work is interested in portraying what leads a person to undertake, the influence on the decision to choose the segment of the enterprise, the motivation that governs the continuity of the business, the advantages and disadvantages of the process. Interviews were conducted with 21 entrepreneurs through 21 questions, 20 of which were objective and 1 was subjective, which were analyzed in order of relevance. Due to the COVID-19 pandemic, most entrepreneurs were at a time of negative economic impact, moreover, they came to describe with emphasis the attitude of never giving up on a business, even in difficult times of global economic crisis. They also reported on their expectations regarding the post-pandemic. This work provided a vision for future entrepreneurs of the advantages and disadvantages of owning their own business, and the value of the three most important capitals in the enterprise: financial capital, customer capital and intellectual capital.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Inovação
Planejamento Estratégico
Tomada de Decisão
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4502
Data do documento: 26-Nov-2020
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Nayara Ferreira - Versão Final.pdf529,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons