Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4489
Tipo: | Dissertação |
Título: | PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A TEMÁTICA LEITE |
Autor(es): | CENIR MORAES DE MIRANDA |
Primeiro orientador: | Ivo Leite Filho |
Resumo: | Da aproximação do homem mesolítico com o animal iniciou-se o processo de domesticação. Juntamente com a proteção oferecida, a pele, o osso e o leite animal passaram a fazer parte da rotina humana. Atualmente, a posição nacional em produção e consumo de leite assumem uma significação que não se reflete na realidade social ao que se refere a conhecimento técnico sobre essa matéria prima, uma vez que, apesar de crescente, o número de produtores leiteiros tem reduzido, notoriamente. Nas escolas de ensino médio, o livro didático, um dos principais instrumentos de ensino, utilizado por professores apresenta uma abordagem tímida sobre o tema sendo insuficiente para suprir a necessidade dos estudantes acerca do assunto. O leite faz parte da realidade social brasileira e isso também é notado no estado do Mato Grosso do Sul pela sua numerosa população rural, pelo desenvolvimento promissor da economia leiteira e pelas propostas de ensino da nova BNCC focada em projetos, regionalização e significação. Com objetivo de descrever a abordagem do tema leite nos livros do PNLD/2018 e elaborar ferramenta de ensino para suprir as lacunas encontradas acerca de identificação e nutrição alinhados a este produto, sob o olhar da ciência Química, este trabalho encontra afinidade com os conceitos da teoria da aprendizagem de Jerome Bruner, para fundamentar estudos de natureza qualitativa, que se fizeram por pesquisa bibliográfica. As 06 (seis) coleções em 03 (três) volumes que participaram do Guia do Livro Didático/2018 foram avaliadas sob o olhar dos "Pressupostos teórico-metodológicos do ensino de Química” que é um critério classificatório para inclusão do livro didático no GLD. Como parte complementar desta análise foi produzido um mapa mental baseado na transcrição de questionamentos formulados nos 03 (três) anos de ensino do Ensino Médio do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) durante anos de 2017 a 2019 e sob o prisma dos estudos de Buzan. Ao utilizar analise dos livros didáticos do PNDL/2018, ficou sedimentado que a análise de realidades em ambiente de aprendizagem, seja esse a sala de aula ou laboratório das escolas, acerca da temática leite, exerce uma possibilidade de relevância em discutir inúmeros conceitos de conhecimento da química. Estudos sobre a temática leite foi apresentado como Produto de ensino tendo como origem a presente dissertação de mestrado. Palavras chave: Leite, livro didático, projetos |
Abstract: | From the approximation of Mesolithic man to the animal, the process of domestication began. Along with the protection offered, the skin, bone and animal milk became part of the human routine. Currently, the national position in milk production and consumption assumes a significance that is not reflected in the social reality with regard to technical knowledge about this raw material, since, despite growing, the number of dairy producers has markedly reduced . In high schools, the textbook, the main teaching tool used by teachers, present a limited approach to the subject. being insufficient to meet the needs of students on the subject. Milk is part of the Brazilian social reality and this is also noted in the state of Mato Grosso do Sul for its large rural population, the promising development of the dairy economy and the teaching proposals of the new BNCC focused on projects, regionalization and significance. In order to describe the approach to the milk topic in the PNLD/2018 books and develop a teaching tool to fill the gaps found about identification and nutrition aligned with this product, from the perspective of Chemistry, this work finds affinity with the concepts of Jerome Bruner's learning theory, to support studies of a qualitative nature, which were carried out through bibliographical research. The 06 (six) collections in 03 (three) volumes that participated in the Textbook Guide/2018 were evaluated from the perspective of the "Theoretical-methodological assumptions of teaching Chemistry", which is a classification criteria for the inclusion of the textbook in the GLD. As a complementary part of this analysis, a mental map was produced based on the transcription of questions formulated in the 03 (three) years of high school teaching at Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) from 2017 to 2019 and under the prism of Buzan's studies . By using the analysis of PNDL/2018 textbooks, it was established that the analysis of realities in a learning environment, be it the classroom or laboratory of schools, on the topic of milk, has a possibility of relevance in discussing numerous concepts of knowledge of chemistry. Studies on the topic of milk were presented as a teaching product, having as its origin this master's thesis. Keywords: Milk, textbook, projects |
Palavras-chave: | XX |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4489 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DissertacaoCatalogo.pdf | 19,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.