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dc.creatorLILIAN OLIVEIRA DANIEL-
dc.date.accessioned2022-03-14T16:27:14Z-
dc.date.available2022-03-14T16:27:14Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4472-
dc.description.abstractWhat can Youth and Adult Education in Mato Grosso do Sul do? In this work, we produce a history of the Education of Youths and Adults of Mato Grosso do Sul, from the point of view of the Mathematics teachers of the modality. With this research question, we investigated scenarios of 12 EJA schools in the state and talked with 12 teachers from 12 different municipalities. We seek to highlight the particularities, the challenges, the reality, the daily life of the EJA school. Our research has been based on the production of narratives using Oral History as a methodology. A democratic methodology that motivates the dialogue and collaboration of the subjects, valuing the experiences, memories, identities and subjectivities. We produced interviews with Mathematics teachers who taught at EJA in 2020. The teachers' narratives directed our gaze to how this very own school operates, to its mode of organization, to what can also happen in between, subverting some rules proposed by the norms, performing strategies and tactics mobilized by teachers in their daily professional activities. Teachers told us about intergenerational relationships, time at school, the youthfulness of students in the modality, Mathematics classes, Exclusion Processes, knowledge from experiences and the relationship between the offer of EJA courses and Exams. of Certification. When looking at the narratives, we noticed that the school is constituted through singularities determined by economic, social and cultural characteristics of each region, producing so many EJAs in different places in the state. We understand that the discussions did not end with this research, that many questions were suspended and that we still need to keep asking: what can other stories of Youth and Adult Education in Mato Grosso do Sul do?-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória Oral. Historiografia. Educação de Jovens e Adultos. Formação de Professores de Matemática-
dc.titleMÚLTIPLOS CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO DO SUL A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carla Regina Mariano da Silva-
dc.description.resumoO que pode a Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul? Neste trabalho, produzimos uma história da Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul, do ponto de vista dos professores de Matemática da modalidade. Com essa questão de pesquisa investigamos múltiplos cenários das escolas da EJA no estado e conversamos com 12 professores que lecionaram na modalidade no ano de 2020, em 12 municípios distintos. Buscamos evidenciar as particularidades, os desafios, a realidade, o cotidiano da escola da EJA. Pautamos a pesquisa na produção de narrativas tendo como metodologia a História Oral. Uma metodologia democrática, que motiva o diálogo e a colaboração dos sujeitos, valorizando as experiências, memórias, identidades e subjetividades. As narrativas dos professores direcionaram nosso olhar para como essa escola tão própria opera, para seu modo de organização, para aquilo que também pode acontecer no entre, subvertendo algumas regras propostas pelas normatizações, performando táticas mobilizadas por professores em suas atividades profissionais diárias. Os professores nos contaram sobre as relações intergeracionais, as marcações do tempo na escola, a juvenização dos estudantes da modalidade, as aulas de Matemática, os Processos de Exclusão, os saberes das experiências e a relação existente entre a oferta de cursos da EJA e Exames de Certificação. Ao olhar para as narrativas notamos que a escola se constitui meio a singularidades determinadas por características econômicas, sociais e culturais de cada região, produzindo tantas EJAs nos diferentes lugares do estado. Entendemos que as discussões não se encerram com a escrita da dissertação, visto que muitas perguntas ficaram ainda em suspensão, e continuamos perguntando: o que podem outras histórias da Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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