Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4457
Tipo: Dissertação
Título: A utilização de conceitos de química apresentados nos projetos finalistas da FETECMS como base do aplicativo para inserção de professores na ICJ
Autor(es): Pereira, Fernando Henrique Dutra
Primeiro orientador: Leite Filho, Ivo
Resumo: O presente trabalho trilha possibilidades de incentivar a metodologia da iniciação científica no ensino de química e deriva de uma análise documental dos livros de resumo da Feira de Tecnologia Engenharia e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), nas edições publicadas entre o período de 2011 e 2019. A ciência e a tecnologia vêm cada vez mais fazendo parte do conhecimento dos alunos e professores da educação básica. As feiras de ciências, por exemplo, incentivam o crescimento pessoal e promovem meios para que o profissional estimule os indivíduos ao aprendizado contínuo, capacitando-os para uma cultura científica e tecnológica que pode colaborar significativamente no processo de educação dos jovens, tendo em vista que a sala de aula não pode ser concebida apenas como espaço de reprodução dos conhecimentos científicos já produzidos. Dessa forma, este trabalho almeja contribuir para inserção de novos docentes na metodologia da ICJ (Iniciação Científica Júnior). A Iniciação Científica é a ocasião em que o estudante, diante do que ele já conhece, utiliza-se desse conhecimento para produzir ciência. É o momento da curiosidade conduzir a pesquisa na busca e na construção dos sentidos. Em relação ao docente iniciante, o trabalho almeja propor uma forma mais simples de abordar alguns temas e possibilitar o encontro com o resumo de projetos já desenvolvidos, por meio da criação de um aplicativo. Para promover um alcance maior de pessoas, levando em consideração que o smartphone está cada dia mais presente na vida dos cidadãos, este App tem por objetivo propagar a ICJ no ensino de química, podendo também ser aplicado em outras áreas do saber. Nesse aplicativo, o usuário terá possibilidade de localizar propostas de aula, ideias para o início de um projeto, consultar diretamente o resumo do trabalho que lhe chamar atenção, ou através de palavras-chave, a fim de proporcionar um aprendizado inicial aos docentes que estão imergindo na ICJ. Palavras-Chave: Incentivo. Ensino de Química. Iniciação Científica Júnior.
Abstract: Present work trails possibilities of encouraging the methodology of scientific initiation in the teaching of chemistry derives from a documentary analysis of the summary books of FETECMS (Technology Engineering and Science Fair of Mato Grosso do Sul) in the editions from 2011 to 2019, science and technology are increasingly becoming part of the knowledge of students and teachers of basic education. Science fairs, for example, encourage personal growth and promote means for professionals to stimulate everyone to continuous learning, empowering them with a scientific and technological culture that can contribute significantly to the education of young people. The classroom cannot be seen only as a place for the reproduction of scientific knowledge already produced, thus this work aims to contribute to the insertion of new teachers in the ICJ (Junior Scientific Initiation) methodology. Scientific Initiation is the moment in which the student, faced with what he already knows, uses this knowledge to produce science. It is the turn of curiosity to conduct research in search of meaning. In relation to the beginning teacher, to propose a simpler way to approach some themes and make it possible to find the summary of projects already developed, with the creation of an application. To promote a wider reach of people, considering that the smartphone is increasingly present in the lives of citizens, this App aims to propagate the ICJ in the teaching of chemistry, and can also be applied to other areas of knowledge. In this App, the user will be able to find class proposals, ideas for the beginning of a project, directly consult the summary of the work that catches his or her attention, or through keywords, to provide an initial bridge to teachers who are immersing themselves in ICJ. Keywords: Incentive. Chemistry Teaching. Junior Scientific Initiation
Palavras-chave: Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino por Investigação
Formação de Professores
Ensino de Química
Iniciação Científica
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4457
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fernando Henrique Dutra Pereira.pdf5,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.