Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, LUCIANA PADILHA ESPÍNDOLA-
dc.date.accessioned2022-03-08T14:44:19Z-
dc.date.available2019-06-02-
dc.date.issued2019-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4453-
dc.description.abstractThis research aimed to understand the school trajectories and professional life projects of the adolescents assisted by the Young Advancement in Learning Project, from Mato Grosso do Sul (AJA / MS), which was implemented in this state in the year 2016 with the objective of assisting adolescents from 15 to 17 years who are in situation of distortion age-year. One of the hypotheses that guided this work was that factors external to the school interfere in the conception of school experience and also influence the construction of the professional life project. For data collection, an open interview was used, containing two questions: one related to school life and another to the project of professional life. There were 6 participants. The theoretical-methodological basis that led to the conceptions and analyzes exposed in this research is based on Historical-Cultural Psychology, whose philosophical foundation is based on Historical-Dialectical Materialism. From this theoretical current, developed by Vygotsky and his contemporaries (Leontiev, Luria among others), school education is important to promote the development of the individual, considering that he lives in a literate society. In this perspective, adolescence, the period in which the research subject is, presents itself as a phase that must be seen beyond its biological characteristics, in which school education is essential for the subject to reach the process of forming concepts . The analysis indicates that several factors, such as violence and unfavorable socioeconomic situations, influence the relationship with the school, and that the project of professional life is often based on the accomplishment of a university course without, however, a deepening in the knowledge of what this course means. It is considered that the student discourses express a subjectivity that should not be seen without observing the context in which it was constituted, besides the differences that can influence the educational trajectories and the professional projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia Histórico-Cultural. Adolescência. Trajetória escolar. Projeto de vida profissional.pt_BR
dc.subjectHistorical-Cultural Psychology. Adolescence. School trajectory. Project of professional life.pt_BR
dc.titleVIDAS DE ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE: HISTÓRIAS DE VIDA ESCOLAR E PROJETO DE VIDA NO CONTEXTO DO AJA/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1URT, Sônia da Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338193871900977pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1927525727219931 Endereçopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou compreender as trajetórias escolares e os projetos de vida profissional dos adolescentes atendidos pelo Projeto Avanço Jovem na Aprendizagem de Mato Grosso do Sul (AJA/MS), que foi implantado neste estado no ano de 2016 com o objetivo de atender adolescentes de 15 a 17 anos que estão em situação de distorção idade-ano. Uma das hipóteses que nortearam este trabalho foi a de que fatores externos à escola interferem na concepção de vivência escolar e influenciam na construção do projeto de vida profissional. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista aberta, contendo duas questões: uma vinculada à vida escolar e outra ao projeto de vida profissional. Foram 6 (seis) sujeitos participantes. O embasamento teórico-metodológico que conduziu as concepções e as análises expostas nesta pesquisa pauta-se na Psicologia Histórico-Cultural, cujo fundamento filosófico assenta-se no Materialismo Histórico-Dialético. A partir desta corrente teórica, desenvolvida por Vigotski e seus contemporâneos (Leontiev e Luria, entre outros), compreende-se que a educação escolar é importante para promover o desenvolvimento do indivíduo, considerando que este vive em uma sociedade letrada. Nesta perspectiva, a adolescência, período em que o sujeito da pesquisa se encontra, apresenta-se como uma fase que deve ser vista além de suas características biológicas, na qual a educação escolar é imprescindível para que o indivíduo atinja o processo de formação de conceitos. As análises indicam que diversos fatores, como violência e situações socioeconômicas desfavoráveis, influenciam na relação com a escola, e que o projeto de vida profissional é frequentemente pautado na realização de um curso superior sem que haja, porém, um aprofundamento quanto ao conhecimento do que este curso significa. Considera-se que os discursos discentes expressam uma subjetividade que não deve ser enxergada sem que haja a observação do contexto no qual foi constituída, além das diferenças que podem influenciar as trajetórias educacionais e os projetos profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAEDpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luciana Padilha.pdf991,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons