Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARMO, Carliani Portela do-
dc.date.accessioned2022-03-08T14:16:50Z-
dc.date.available2019-03-26-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4451-
dc.description.abstractLudicity awakens the imaginary, the memory, helps the subject to signify reality and contributes to development and learning. From these conjunctures, this dissertation aims to investigate the playfulness in the pedagogical practice of the teacher. It is understood the ludic as a tool, which the teacher can use in his daily life. Ludicity is not limited only to games, games and toys, but is related to all free and pleasurable activity, and can be performed in groups or individually, in the social relations of the subject. The research consisted of a bibliographical, documentary, collection and analysis of empirical data. The instruments used for data collection and analysis were class observations, records with photos and videos, questionnaire and semi-structured interview. For the systematization of the data, the methodology was used nuclei of signification. It had as a theoretical-methodological bias the Historical-Cultural Psychology, developed by Vygotsky and his collaborators, from the Historical-Dialectical Materialism method. The research was carried out at a kindergarten in the municipality of Campo Grande-MS, with two female teachers who work in separate rooms in the first stage of Basic Education, with children between 4 and 5 years of age. Throughout the addresses of the subjects studied, the results show that the teachers have in their discourse that play is a necessary pedagogical tool for the development and learning of children, and should be present in the pedagogical practice of the teacher. We clearly perceive that both teachers investigated have difficulties in working with the play, due to the lack of materials and training courses offered in a limited way by the public system of the city of Campo Grande-MS.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática docente; Crianças; Ludicidade; Desenvolvimento; Aprendizagem.pt_BR
dc.subjectTeaching practice; Children; Playfulness; Development; Learning.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INFANTIL: LUDICIDADE E PRÁTICA DOCENTEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1CINTRA, ROSANA CARLA GONÇALVES GOMES-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7387-7984pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667446959813860pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8810181158818008pt_BR
dc.description.resumoA ludicidade desperta o imaginário, a memória, auxilia o sujeito a significar a realidade e contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem. A partir de tais conjunturas, esta dissertação tem como objetivo investigar a ludicidade na prática pedagógica do professor. Compreende-se o lúdico como ferramenta, a qual o professor pode utilizar em seu cotidiano. A ludicidade não se limita apenas aos jogos, às brincadeiras e aos brinquedos, mas está relacionada à toda atividade livre e prazerosa, podendo ser realizada em grupo ou individualmente, nas relações sociais do sujeito. A pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico, documental, coleta e análise de dados empíricos. Os instrumentos utilizados para coleta e análise dos dados foram observações de aulas, registros com fotos e vídeos, questionário e entrevista semiestruturada. Para a sistematização dos dados foi utilizada a metodologia núcleos de significação. Teve como viés teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvido por Vygotsky e seus colaboradores, a partir do método Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil do município de Campo Grande-MS, com duas professoras regentes que trabalham em salas separadas na primeira etapa da Educação Básica, com crianças entre 4 e 5 anos de idade. Ao longo das alocuções dos sujeitos pesquisados os resultados apontam que, as professoras possuem em seu discurso que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, devendo estar presente na prática pedagógica do professor. Percebemos com clareza que ambas professoras investigadas possuem dificuldades em trabalhar com o lúdico, devido à ausência de materiais e cursos de capacitação oferecidos de forma limitada pelo sistema público da cidade de Campo GrandeMS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAEDpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carliani.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons