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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4441
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cyberbullying entre adolescentes nas escolas públicas no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul |
Autor(es): | Silva, Graciele da |
Primeiro orientador: | Bastos, Paulo Roberto Haidamus de Oliveira |
Resumo: | O cyberbullying pode ser caracterizado como uma questão social, que gera impacto na saúde de adolescentes e pode configurar sérios problemas de saúde pública. Desse modo, o presente estudo tem como tema o Cyberbullying entre adolescentes nas escolas públicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A utilização do cyberbullying por adolescentes decorre do anonimato, isso provoca a sensação de proteção do agressor, acompanhada da falta de conjectura dessa atitude. O objetivo principal deste estudo é identificar o cyberbullying entre adolescentes nas escolas públicas no município de Campo Grande, MS. O estudo se justifica diante da necessidade de exploração e compreensão do cyberbullying no contexto escolar e regional. A metodologia se apresenta como estudo de abordagem quantitativa, exploratória, descritiva de natureza transversal. Os participantes da pesquisa foram professores de duas escolas públicas municipais do sexto ao nono ano. A coleta de dados foi por questionário online sobre a ocorrência de cyberbullying na escola, disponibilizado pelo google forms aos professores. Como resultado, constatou-se que, nas escolas públicas municipais de Campo Grande/MS, ocorre cyberbullying: os professores (77,8%) responderam que, às vezes, ficavam sabendo ou presenciavam alunos fazendo insultos a colegas online; escrevendo piadas, boatos, mentiras ou comentários na Internet, para ridicularizar o outro, e espalhando segredos ou imagens de colegas. Alunos que enviaram fake News sobre os professores, (11,1%) ficaram sabendo ou presenciaram muitas vezes, (66,7%) às vezes. Viram ou ficaram sabendo de alunos que excluíram colegas online e enviaram mensagens intimidatórias, (56,6%) às vezes e (11,1%) muitas vezes. Conclui-se que os dados obtidos por meio do questionário permitiram compreender o fenômeno do cyberbullying entre adolescentes nas escolas públicas de Campo Grande/MS, bem como identificar o papel da escola em relação a casos de cyberbullying. (I) existe ocorrência de cyberbullying; (II) a escola não compartilha informações de forma adequada entre professores sobre casos de cyberbullying que acontecem dentro do ambiente escolar; e (III) as escolas dão o devido suporte aos envolvidos em casos de cyberbullying, alunos e familiares. Os dados mostram que ocorre essa modalidade de violência no ambiente escolar, os professores têm conhecimento desse fenômeno, percebe-se que existe uma omissão por parte da escola em relação ao tema. |
Abstract: | Cyberbullying can be characterized as a social issue, which has an impact on the health of adolescents and can configure serious public health problems. In this way, the present study aims totheme the Cyberbullying among adolescents in public schools in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. The use of cyberbullying by adolescents stems from anonymity, this forevokes the aggressor's sense of protection, steelaccompanied by the lack of conjecture in this attitude. The main objective of this study is to identify cyberbullying among adolescents in public schools in the city of Campo Grande, MS.The study is justified by the need to explore and understand cyberbullying in the school and regional context. The methodology is presented as a study with a quantitative, exploratory, descriptive approach of a transversal nature. The research participants were teachers from two municipal public schools from the sixth to the ninth grade. Data collection was carried out through an online questionnaire about the occurrence of cyberbullying at school, made available to teachers through google forms. As a result,it was found that,in the municipal public schools of Campo Grande/MS, cyberbullying occurs: the teachers (77.8%) responded that, sometimes they wereendo or presencecome on students doing insults to colleagues online; writing jokes, rumours, lies or comments on the internet, to ridicule the other, and spreading secrets or images of colleagues. Students who sent fake newsabout teachers, (11.1%) found out about orwitnessed a lotsometimes (66.7%) at vtimes. Saw or heard about students who deleted peers online and sent bullying messages, (56.6%)at vtimes and (11.1%) many times. It is concluded that thes data obtained through the questionnaireallowed to understand the phenomenon of cyberbullying among adolescents in public schools in Campo Grande/MS, as well as identify the role of the school in relation to cases of cyberbullying. (I) there is occurrence of cyberbullying; (II) The it'scola does not adequately share information between teachers about cases of cyberbullying that happen within the school environment; and (III) schools give due support to those involved in cases of cyberbullying, students and family members. The data show that this type of violence occurs in the school environment, teachers aware of this phenomenon, realizethere is an omission on the part of the school in relation to the subject. |
Palavras-chave: | Bullying Comportamento Social Saúde Pública Saúde do Adolescente |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4441 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
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