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dc.creatorMENEZES, Fernando Vendrame Menezes-
dc.date.accessioned2022-03-07T19:10:12Z-
dc.date.available2018-04-20-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4427-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a research developed in the PhD course of the Graduation Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul. The objective was to investigate the implementation of secondary education in the cities of Belo Horizonte and Campo Grande, (Theses and Dissertations) produced in the Federal University of Mato Grosso do Sul/UFMS and Federal University of Minas Gerais/UFMG between 2004 and 2015. Based on the concepts of figuration from Norbert Elias's and tactics and strategies from Michel de Certeau, we have constituted what we can call "figurative practices" – a conceptual element that helped us to investigate both the process of implementation of secondary education in the two cities, taking the academic productions as main sources and analyzing the aspects that determined the production of a historiography secondary education, coming from the approach of theses and dissertations as objects. We argue that the implementation of secondary education in Belo Horizonte and Campo Grande was linked to singular factors in the history of these cities, which led us to defend the need for the constitution of a regional comparative history of education. At the same time, we point to the production of a historiographic discourse on secondary education borrowed from a traditional historiography on this subject, which led us to defend the need to produce another historiography of secondary education, comparing the singularities of regional history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória Comparada da Educação; Ensino Secundário; Belo Horizonte e Campo Grande.pt_BR
dc.subjectComparative History of Education; high school; Belo Horizonte and Campo Grande.pt_BR
dc.titleDAS ANÁLISES EM DISSERTAÇÕES E TESES (2004 – 2015) À HISTÓRIA COMPARADA SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO (BELO HORIZONTE E CAMPO GRANDE)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, FABIANY DE CÁSSIA TAVARES-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7106-690Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155039635962400pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0933145850296520pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi o de investigar a implementação do ensino secundário nas cidades de Belo Horizonte e Campo Grande, numa perspectiva histórico-comparada, tomando como fonte e objeto produções acadêmicas (teses e dissertações) produzidas nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, entre 2004 e 2015. Partindo dos conceitos de figuração de Norbert Elias e de táticas e estratégias de Michel de Certeau, constituímos o que denominamos de “práticas figuradas” – elemento conceitual que nos auxiliou a investigar tanto o processo de implementação do ensino secundário nas duas cidades, tomando as produções acadêmicas como fontes, quanto analisar os aspectos que determinaram a produção de uma historiografia sobre o ensino secundário, a partir da abordagem das teses e dissertações como objeto. Argumentamos que a implementação do ensino secundário em Belo Horizonte e Campo Grande esteve ligada a fatores singulares da história destas cidades, o que nos levou a defender a necessidade da constituição de uma história comparada da educação regional. Ao mesmo tempo, apontamos a produção de um discurso historiográfico sobre o ensino secundário tomado de empréstimo de uma historiografia tradicional sobre esta temática, o que nos levou a defender a necessidade da produção de uma outra historiografia do ensino secundário, considerando, comparativamente, as singularidades da história regional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAEDpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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