Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeiga, Elaine Cristina Freitas Veiga-
dc.date.accessioned2022-03-07T18:45:39Z-
dc.date.available2018-04-04-
dc.date.issued2018-03-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4426-
dc.description.abstractCurrently the discussions turn not only the enrollment of children with disabilities, but the guarantee of their right to learning. From these conjunctures the report aims to investigate the important aspects of the teaching practice for learning of children with Down syndrome in Early Childhood Education. Inclusion is understood as a way to ensure equitable access to education among children. Therefore, it was sought to find out if/how the Early Childhood teacher uses ludicity to promote the learning of children with Down syndrome, considering the importance of motivation and stimulation already in the first years of life and the relevance of Early Childhood Education in its development. The research consists of bibliographical, documentary, collection and analysis of empirical data. The research was carried out in Child Education institutions of the municipality of Campo Grande-MS with four teachers who had a child with Down syndrome included in their room in the year 2016. The instruments used for collection were a questionnaire and the semi-structured interview with 10 questions. For the analysis of the data was used to the meaning nuclei methodology. The research has as a theoretical-methodological bias the Historical-Cultural Psychology developed by Vygotsky and his collaborators. Throughout the teachers' speeches it was noticed that, in general, all of them demonstrate doubts and difficulties in working to include the child with Down syndrome in the classroom, pointing out the lags in the initial formation. The little knowledge in the area required them to seek to compensate for the gaps with readings, lectures and continuing education, even if this is still not enough. Through the practice of play, the teacher promotes learning moments for the children so that they are interested and actively participate. The leisure activities consist in the development of autonomy, cognition, rules and allows the inclusion of children with disabilities. It is in this process of exchanges that the child learns and develops, having contact with signs and developing his higher psychological functions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectDown, Síndrome dept_BR
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectEducação - aspectos sociais-
dc.subjectStudent Teaching-
dc.subjectDown Syndrome-
dc.subjectInclusive Education-
dc.subjectEducation - social aspects-
dc.titlePrática docente para aprendizagem de crianças com síndrome de down na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7387-7984pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667446959813860pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4049215801703068pt_BR
dc.description.resumoAtualmente as discussões se voltam não apenas a matrícula da criança com deficiência, mas a garantia do seu direito a aprendizagem. A partir de tais conjunturas o relatório tem como objetivo investigar os aspectos importantes da prática docente para aprendizagem de crianças com síndrome de Down na Educação Infantil. Compreende-se a inclusão como uma forma de assegurar o acesso equitativo a educação entre as crianças. Portanto buscou-se averiguar se/como o professor da Educação Infantil utiliza a ludicidade para promoção da aprendizagem de crianças com síndrome de Down, tendo em vista a importância da motivação e estimulação já nos primeiros anos de vida e da relevância da Educação Infantil em seu desenvolvimento. A pesquisa consiste em levantamento bibliográfico, documental, coleta e análise de dados empíricos. A pesquisa realizou-se em instituições de Educação Infantil do município de Campo Grande-MS com quatro professoras que tiveram uma criança com síndrome de Down inclusa em sua sala no ano de 2016. Os instrumentos utilizados para coleta foram questionário e a entrevista semiestruturada com 10 perguntas. Para a análise dos dados foi utilizado à metodologia núcleos de significação. A pesquisa tem como viés teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural desenvolvido por Vygotsky e seus colaboradores. Ao longo das alocuções das professoras percebeu-se que, de modo geral, todas demonstram dúvidas e dificuldades ao trabalhar de forma a incluir a criança com síndrome de Down em sala, apontando defasagens na formação inicial. O pouco conhecimento na área exigiu que buscassem compensar as lacunas com leituras, palestras e formação continuada, mesmo que esta ainda não seja o suficiente. Por meio das práticas lúdicas o docente promove momentos de aprendizagem para as crianças de forma que ela se interesse e participe ativamente. As atividades lúdicas consistem no desenvolvimento da autonomia, cognição, regras e possibilita a inclusão das crianças com deficiência. É neste processo de trocas que a criança aprende e se desenvolve, tendo contato com signos e desenvolvendo suas funções psicológicas superiores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Elaine Cristina.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons