Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMONTEIRO, Hellen Caroline Valdez,-
dc.date.accessioned2022-03-04T20:21:52Z-
dc.date.available2018-03-15-
dc.date.issued2018-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4418-
dc.description.abstractThis research report is inserted in the History, Policies and Education Research Line of the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul, Campo Grande’s Campus. The object of research is the installation and consolidation of the Escola Normal Dom Aquino Corrêa, in Três Lagoas, south of Mato Grosso, during the period in which it operated, between 1952 and 1975. The general objective is to identify the determinations of that historical moment for politics of teacher training, according to the implementation of the Três Lagoas’s Normal School, evidencing the relations of this institution with the educational policy of the country and the state of Mato Grosso. As a methodology, we adopt the theoretical-methodological materialistic dialectic, the examination of documents collected at the Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, the analysis of interviews with ex-normalists, the use of primary sources, such as reports of Mato Grosso’s governors and the search for bibliographies that deal with the theme. Like a result, we pointed out that the creation of the institution was due to the economic development processes of the municipality. Enrollments grew considerably from the moment the Brazilian State diagnosed that institutions needed to emphasize the processes that would lead to Brazilian development. The Escola Normal Dom Aquino Corrêa was frequented mainly by daughters of railroaders, farmers and merchants. It arose because of the necessity to educate the working class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola Normal Dom Aquino Corrêa; Instituições Escolares; Três Lagoas.pt_BR
dc.subjectEscola Normal Dom Aquino Corrêa; School Institutions; Três Lagoas.pt_BR
dc.titleHigher Education; Institutionalization; Affirmative Action; Quota Policy.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1RODRÍGUEZ, MARGARITA VICTORIA-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3075-9336pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7880962737584697pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0357265966229789pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa História, Política e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande. O objeto de pesquisa é a institucionalização da Escola Normal Dom Aquino Corrêa, de Três Lagoas, sul de Mato Grosso, no período em que funcionou, entre 1952 e 1975. Como metodologia, adota-se o aporte teórico- metodológico materialista dialético, utilizando- se como procedimentos metodológicos o exame de documentos coletados na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, a análise de entrevistas com ex-normalistas, e uma exprofessora, a utilização de fontes primárias, como relatórios de governadores do e a busca por bibliografia que trata da temática. Como resultado, apontamos que a criação da instituição decorreu dos processos de desenvolvimento econômico do município. As matrículas cresceram consideravelmente a partir do momento em que o Estado brasileiro diagnosticou que as instituições precisavam contribuir para o processo que levaria ao desenvolvimento brasileiro. O currículo proposto para a formação das normalistas esteve surcado pelos pressupostos da Escola Nova e o método intuitivo e que promoveu práticas escolares que expressaram contradição como resultado das determinações hegemônicas e as subjetividades que as envolveram. Demonstramos que houve um equilíbrio da origem profissional dos progenitores das ex- normalistas: de um lado atendeu as camadas médias e a burguesia, e de outro, a classe trabalhadora. Também se verificou práticas de disciplinamento e controle própria da conjuntura do período militar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAEDpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (Campo Grande)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hellen.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons