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Tipo: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE A TRIAGEM NEONATAL
Autor(es): Aline Russomano de Gouvêa
Primeiro orientador: Edis Belini Junior
Resumo: Em 2001 foi criado o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) no Brasil, sob interesse de realizar a Triagem Neonatal (TN) em 100% dos nascidos vivos por meio do exame do Teste do Pezinho (TP). Diante de várias funções atribuídas ao profissional de enfermagem no PNTN, torna-se necessário que o conhecimento do profissional de enfermagem seja multiplicador na Unidade Bácica de Saúde (UBS), sendo fundamental capacitação e educação permanente desses profissionais acerca do tema. O trabalho teve o objetivo de avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem da Atenção básica sobre o Programa Nacional de Triagem Neonatal do município de Três Lagoas-MS. Foi realizado um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa envolvendo 64 profissionais de enfermagem (27 enfermeiros, 36 técnicos e 1 auxiliar de enfermagem) das UBS de Três Lagoas-MS. Primeiramente foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura sobre o “Papel do Profissional de Enfermagem no PNTN: uma revisão integrativa” cuja questão norteadora foi: Qual o papel do profissional de enfermagem no Programa Nacional de Triagem Neonatal? Foram identificadas 100 produções, e após seleção, oito foram analisadas. Emergiram três categorias de análise temática: (I) Erros técnicos nas coletas de amostras; (II) Desvalorização do exame pelos profissionais; (III) Falta de conhecimento técnico-científico dos profissionais de enfermagem. Posteriormente, foi construído o artigo intitulado “Conhecimentos e atitudes dos Profissionais de Enfermagem da Atenção Básica sobre a TN” por meio de questionário semiestruturado e vídeos educativos digitais a serem utilizados para ação educativa. Os dados demostraram que mais da metade dos profissionais de enfermagem 59,7% tiveram cursos como fonte de informação sobre TNB; 34,9% consideram com o conhecimento bom sobre a técnica do TP; 81,8% dos enfermeiros relataram sempre receber capacitações sobre TP; 90,5% não sabem informações importantes sobre as recomendações de coletas especiais; 81,5% dos enfermeiros sabem sobre a finalidade do PNTN; 66,7% dos profissionais de enfermagem sabem a orientação adequada ao pais da recusa do TP. O estudo é um dos primeiros do estado de Mato Grosso do Sul a demostrar fragilidades no conhecimento dos profissionais de enfermagem com relação ao PNTN. Notou-se a necessidade de novas estratégias pedagógicas de ensino na enfermagem para aprofundar a temática no processo de formação desses profissionais. Os profissionais de enfermagem, precisam desempenhar medidas que configuram ações preventivas para atingir o objetivo mais importante que é redução da morbimortalidade.
Abstract: In 2001, the National Neonatal Screening Program (PNTN) was created in Brazil, in the interest of performing Neonatal Screening (NT) in 100% of live births through the Foot Test (PT). In view of the various functions assigned to the nursing professional in the PNTN, it is necessary that the knowledge of the nursing professional is multiplier in the Basic Health Unit (BHU), being essential training and continuing education of these professionals on the subject. The objective of this study was to evaluate the knowledge of primary care nursing professionals about the National Neonatal Screening Program in the city of Três Lagoas-MS. A cross-sectional study was carried out with the approach of 64 nursing professionals (27 nurses, 3 nursing technicians and 1 nursing assistant from the UBS in Três Lagos-MS). An Integrative Literature Review was carried out on the “Role of the Nursing Professional in the PNTN: an integrative review” whose guiding question was: What is the role of the nursing professional in the National Neonatal Screening Program? 100 were identified, and after selection, eight productions. Three categories of average emerged: (I) Technical errors in the analysis of sample collection; (II) Devaluation of the exam by professionals; (III) Lack of technical-scientific knowledge of nursing professionals. Subsequently, there was the article entitled “Knowledge of Primary Care Nursing Professionals about NT” through semi-structured educational means designed to be used for educational actions. The data showed that more than half of the nursing professionals, 59.7%, had NBT as a source of information; 34.9% consider that they have good knowledge of the TP technique; 81.8% of nurses on sending without TTP; 90 important.5% do not have information about special collections; 81.5% of nurses know about the purpose of the PNTN; 66.7% of nursing professionals know the appropriate guidance to the country of the PT refusal. The study is one of the first in the state of Mato Grosso do Sul to demonstrate the knowledge of nursing professionals regarding the PNTN. It was noted the need for new pedagogical teaching strategies in nursing to deepen the theme in the training process of these professionals. Nursing professionals must perform preventive measures to achieve the most important goal, which is morbidity and mortality.
Palavras-chave: Avaliação
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4400
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Câmpus de Três Lagoas)

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