Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSTOCKMANN, Daniel-
dc.date.accessioned2022-02-23T15:57:23Z-
dc.date.available2020-10-29-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4378-
dc.description.abstractThis thesis focuses on teaching working conditions in the state education system of Mato Grosso do Sul. We opted for the historical outline between the years 2008 to 2018. In this way, all understanding about the theoretical construction makes reference to this period. As a theoretical-methodological support, to explain the characteristics of teaching, the political, economic and cultural or symbolic dynamics that lead the struggles of these workers will be addressed, with special emphasis on the pre- and post-impeachment moment of 2016. In this sense, there is a initial discussion about the materialization of Brazilian educational public policies, their historical profile, to later enter the labor and salary situation of teachers in southern Mato Grosso. The work has a predominance of the qualitative approach with the interaction, as research techniques, of primary and secondary sources in order to provide better conditions of understanding about the research object in question. The basic hypothesis found is that, when national labor valuation mechanisms are built, such as the 2008 National Professional Salary Floor, which synthesizes a historical process whose origin dates back to the 19th century, at the state level, under the discourse of the economic-budget crisis , the government adopts as a justification the need for fiscal adjustment, efficiency and the search for results through “total quality”, which creates precariousness of the new labor regulations, either through the remuneration policy or through the intensification of work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Educacional. Rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso do Sul. Trabalho docente. Remuneração. Precarização.pt_BR
dc.subjectEducational Policy. State school system in the state of Mato Grosso do Sul. Teaching work. Remuneration. Precariousness.pt_BR
dc.titlePolítica Educacional. Rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso do Sul. Trabalho docente. Remuneração. Precarização.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5218-8541pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450820364900526pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0623-8779pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3890252215981247pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como enfoque as condições de trabalho docente na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Optou-se pelo recorte histórico compreendido entre os anos de 2008 a 2018. Dessa maneira, todo o entendimento sobre a construção teórica faz referência a este período. Como suporte teórico-metodológico, para explicitar as características do magistério, serão abordadas as dinâmicas políticas, econômicas e culturais ou simbólicas que protagonizam as lutas desses trabalhadores, com destaque especial ao momento pré e pósimpeachment de 2016. Nesse sentido, faz-se uma discussão inicial sobre a materialização das políticas públicas educacionais brasileiras, seu perfil histórico, para, posteriormente ir ingressando na situação laboral e salarial docente sul mato-grossense. O trabalho tem a predominância da abordagem qualitativa, havendo a interação, enquanto técnicas de pesquisa, de fontes primárias e secundárias com vistas a dar melhores condições de compreensão sobre o objeto de pesquisa em questão. A hipótese básica constatada é que, ao serem construídos mecanismos de valorização trabalhista no âmbito nacional, como o Piso Salarial Profissional Nacional de 2008, que sintetiza um processo histórico cuja origem remonta ao século XIX, no âmbito estadual, sob o discurso da crise econômico-orçamentária, o governo adota como justificativa a necessidade de ajuste fiscal, eficiência e busca de resultados por meio da “qualidade total”, o que gera precarização das novas regulações laborais, seja por meio da política remuneratória, seja a partir da intensificação do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAEDpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons