Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4365
Tipo: Dissertação
Título: DESENHO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA DOS SOLOS: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM ATIVA
Autor(es): Natália Costa Rodrigues
Primeiro orientador: Daniele Correia
Resumo: O Ensino de Química ainda se apresenta de forma descontextualizada, fragmentada e desperta pouco interesse em grande parte dos estudantes. Visando romper esse contexto, as teorias construtivistas de aprendizagem propõem a construção de novos conhecimentos integrando-os aos prévios e que o estudante participe ativamente da construção de seu conhecimento. As Metodologias Ativas são baseadas em teorias construtivistas, que de maneira oposta ao método tradicional de ensino, têm como foco o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Nesse sentido, buscamos desenvolver, implementar e avaliar um Desenho Metodológico Sobre a Química dos solos envolvendo o uso da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) associada a Histórias em Quadrinhos (HQ) e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, como ambiente virtual de aprendizagem foi criado um site para a organização e disponibilização gradual dos capítulos do produto educacional, o e-book − A Química dos Solos: Uma perspectiva de Aprendizagem Ativa, como material prévio de estudo para os estudantes. No contexto da temática trabalhada, foram desenvolvidas três histórias em quadrinhos, que foram trabalhadas em sala de aula. Este estudo quanto a abordagem é qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, fundamentado nos princípios da Pesquisa Baseada em Design, do inglês, Design-Based Research (DBR). A pesquisa foi desenvolvida com 28 alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Rondonópolis – MT. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados questionários, avaliação diagnóstica e HQ com resolução de problemas. Com base na análise dos resultados obtidos evidenciou-se que, apesar dos percalços enfrentados pelo ensino remoto, o Desenho Metodológico sobre a Química do Solo desenvolvido por meio da SAI associada a HQ e TDIC, contribuiu para a aprendizagem dos conceitos de Química. Além disso, as HQ tornaram as aulas mais atrativas e motivaram o interesse dos estudantes para apresentarem a solução dos problemas apresentados.
Abstract: The teaching of chemistry is still introduced in a decontextualized and fragmented manner, thus arising little interest in most students. Seeking a rupture with this context, constructivist learning theories propose to build new knowledge by integrating it with background knowledge in a dynamics in which students participate actively in of knowledge construction. Active methodologies are based on the constructivist theory by opposing the traditional method of teaching, focusing on the student as the protagonist of their learning. In this sense, our research goal was to produce and implement a methodological design to investigate the meaningful learning of chemistry content by using the inverted classroom model (ICM) associated with comics (HQ) and Digital Information and Communication Technologies (DICT). For such a purpose, a website was created as a virtual learning environment to organize and gradually provide the chapters of the educational product, the e-book – Soil Chemistry: An Active Learning Perspective, as prior material for individual study by the students. In the scope of this topic, we developed three comics to be addressed in the classroom. This is a pedagogical intervention-type qualitative study based on the principles of Design-Based Research (DBR). The research included 28 students at the first year of high school from a public school in the city of Rondonópolis – MT. The data collection instruments of questionnaires and diagnostic evaluation were applied in the first step. The analysis of the results shows that despite the difficulties generated by the pandemic, the Methodological Design on Soil Chemistry developed through ICM associated with comics and DICT benefited the meaningful learning of the concepts of chemistry. In addition, the comics made the classes more attractive and motivated the students' interest in presenting the solution to the problems introduced.
Palavras-chave: Ensino de química
Sala de Aula Invertida
Química dos Solos
História em Quadrinhos
Ensino Médio.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4365
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Natália Rodriges_VF_PROFQUI.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.