Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4291
Tipo: Tese
Título: OS MEANDROS PARA DESTEORIZAR E RE-TEORIZAR A AMÉRICA LATINA: o biolócus por entre descolonialidades epistêmicas da crítica biográfica fronteiriça
Autor(es): Fábio Pereira do Vale Machado
Primeiro orientador: Edgar Cezar Nolasco dos Santos
Resumo: Este trabalho científico-acadêmico traz como proposta epistemológica perspectivas descentralizadas que vislumbram saídas crítico-culturais para que a América Latina atinja pódios, lugares e reconhecimentos ainda não angariados. Para a elaboração deste trabalho foram edificadas algumas posturas teórico-críticas como, por exemplo, as posições centristas que são partes de uma partícipe e moldurada face eurocêntrica que enrijecem as possibilidades qualificativas de um trabalho acadêmico. Antitético à prática acadêmica moderna, o presente trabalho aprecia cultural e contemporaneamente quais os possíveis meandros para que a América Latina – através de uma cultura apreciativa que não apenas fala sobre, mas também com e a partir da condição de latino seja peça motriz para que a identidade cultural latino-americana esteja em sua genuína condição cujo modus operandi não insista em qualificar, mas destacar e descobrir as qualificações dessa identidade cultural, ou seja, da nossa latinidade. Nesse preciso sentido, com o fito de publicare et propagare este produto como forma-contributiva acadêmica e cultural, elegemos a base crítico teórica da descolonialidade. Os conceitos basilares deste trabalho científico emergem das criticidades acadêmico-culturais de autores como Walter Mignolo, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Edgar Cézar Nolasco, Zulma Palermo, Nelson Maldonado Torres, Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Gayatri Chakravorty Spivak, Paulo Freire, Silviano Santiago, Glória Anzaldúa entre outros críticos e pesquisadores. A crítica biográfica fronteiriça abaliza este trabalho cujo produto de tese acadêmica de doutorado circunscreve a minha perspectiva em colaborar com a tomada crítico-epistemológica da América Latina desteorizando para re-teorizar caminhos estagnantes da crítica que circunda, com vestes-coloniais, quase que unanimemente a criticidade artístico-cultural latino-americana. Com a decisão e a inscrição do pensamento próprio busco neste trabalho o tom do ineditismo acadêmico ainda não explorado na crítica da América Latina, sugerindo e valorando que se aplique para essas teorizações contemporâneas, as experivivências do pesquisador para se conduzir a sua produção acadêmica. No primeiro capítulo deste trabalho apresentado com o título: ―(DES)BRITANIZAR: tese(ando) no exercício crítico na América Latina por opção descolonial‖ trago a inscrição de um conceito que desenvolvemos durante a edificação desta investigação epistemológica inserindo, paulatinamente, sugestões para desenvoltura acadêmico-cultural na e com a América Latina. No segundo estruturante capitular trago: ―RITO-CRÍTICO AMODERNO: a edificação da latinidade contemporâneo-descolonial na América Latina‖, apresentando, com perspectivas não cartesianas, outro conceito desenvolvido na construção desse produto científico aliançando os países latino-americanos para a edificação crítico periférica da América Latina. Por fim, neste trabalho científico-acadêmico, apresentarei no terceiro capítulo com o registro: ―CRÍTICA COMPARATISTA BIOGRÁFICO FRONTERIZA CONTEMPORÂNEA: a literatura latina de Gabriel García Márquez e Edgar Cézar Nolasco, encontros‖, os processos crítico-epistemológicos que a literatura cumpre por meio da criticidade discutindo novas tensões e novos-corpus-epistêmicos com a visada, outra, logo descolonial, que passa a erigir posições não dependentistas, portanto, neste último capítulo exercito a crítica comparatista biográfico-fronteriza demonstrando a aproximação entre autores latinos. Esta presente proposta apresentará estratégias e exercícios que (re)qualificarão a América Latina no cenário crítico-cultural contemporâneo. Palavras-chave: América Latina; Descolonização; Crítica biográfica fronteiriça; (Des)britanizar; teorização amoderna
Abstract: Este trabajo científico-académico trae como propuesta epistemológica perspectivas descentralizadas que vislumbran soluciones crítico-culturales para que América Latina alcance podios, lugares y reconocimientos que aún no se han conquistado. Para la elaboración de este trabajo se construyeron algunas posturas teórico-críticas como, por ejemplo, posiciones centristas que forman parte de un participante y enmarcadas en un rostro eurocéntrico que endurecen las posibilidades de calificación de un trabajo académico. Antitético a la práctica académica moderna, este trabajo aprecia cultural y contemporáneamente lo que los posibles meandros de América Latina, a través de una cultura apreciativa que no solo habla de, sino también con y desde la condición de latino, es la fuerza impulsora de la identidad cultural latinoamericana tenga en su condición genuina cuyo modus operandi no insiste en calificar, sino en resaltar y descubrir las calificaciones de esta identidad cultural, es decir, de nuestra latinidad. En este preciso sentido, con el objetivo de publicar este producto como un aporte académico y cultural, optamos por la base teórica crítica de la descolonialidad. Los conceptos básicos de este trabajo científico surgen de las críticas académico-culturales de autores como: Walter Mignolo, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Edgar Cézar Nolasco, Zulma Palermo, Nelson Maldonado Torres, Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Gayatri Chakravorty Spivak, Paulo Freire, Silviano Santiago, Gloria Anzaldúa entre otros críticos e investigadores. La crítica biográfica fronteriza sustenta este trabajo cuyo producto de una tesis doctoral académica circunscribe mi perspectiva en colaborar con el abordaje crítico-epistemológico de América Latina, desteorizando para re-teorizar caminos estancados por la crítica que envuelve, con vestimentas coloniales, casi unánimemente la criticidad artística y cultural latinoamericana. Con la decisión e inscripción de mi propio pensamiento, busco en este trabajo el tono de novedad académica aún no explorada en la crítica de América Latina, sugiriendo y valorando que las experivivéncias del investigador sean aplicadas a estas teorías contemporáneas para conducir su producción académica. En el primer capítulo de este trabajo presentado con el título: ―(DES) BRITANIZAR: tesis en ejercicio crítico en América Latina por opción decolonial‖ traigo la inscripción de un concepto que desarrollamos durante la construcción de esta investigación epistemológica, insertando progresivamente sugerencias por el ingenio académico-cultural en y con América Latina. En el segundo capítulo estructurante traigo: "RITO-CRÍTICO AMODERNO: la construcción de la latinidad contemporánea-decolonial en América Latina", presentando, con perspectivas no cartesianas, otro concepto desarrollado en la construcción de este producto científico, que aglutina a los países latinoamericanos para construcción crítica periférica de Latinoamérica. Finalmente, en este trabajo científico-académico, presentaré en el tercer capítulo con el registro: "CRÍTICA COMPARATISTA BIOGRÁFICO FRONTERIZA CONTEMPORÁNEA: la literatura latina de Gabriel García Márquez y Edgar Cézar Nolasco, encuentros", los procesos crítico-epistemológicos que la literatura cumple a través de la criticidad discutiendo nuevas tensiones y nuevos-corpus epistémicos con el fin, otro, por tanto decolonial, que empieza a erigir posiciones no dependientes, por lo que en este último capítulo ejerzo la crítica comparativa biográfico fronteriza demostrando la aproximación entre autores latinos . La presente propuesta presentará estrategias y ejercicios que (re)calificarán a América Latina en el escenario crítico cultural contemporáneo. Palabras clave: Latinoamérica; Decolonización; Crítica biográfica fronteriza; (Des)britanizar; teorización amoderna
Palavras-chave: América Latina
Descolonização
Crítica biográfica fronteiriça
(Des)britanizar
teorização amoderna
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4291
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Introdução da tese.pdf513 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.