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Tipo: Dissertação
Título: LEITURAS CRÍTICAS BIOGRÁFICAS FRONTEIRIÇAS: Heloisa Buarque de Hollanda, uma intelectual da exterioridade.
Autor(es): NATHALIA FLORES SOARES
Primeiro orientador: Edgar Cezar Nolasco dos Santos
Resumo: Esta pesquisa se assenta em uma leitura biográfico-fronteiriça partindo da obra Escolhas (2009), da intelectual e professora Heloisa Buarque de Hollanda. Para tanto, me valerei do viés possibilitado pela crítica biográfica de Eneida Maria de Souza (2002), da crítica biográfica fronteiriça de Edgar Cézar Nolasco (2013) e da epistemologia descolonial presente nos escritos de Walter Mignolo (2003). Nesse sentido, utilizarei uma metodologia eminentemente bibliográfica assentada na crítica biográfica fronteiriça engendrada por conceitos como desprendimento, desobediência espitêmica, razão subalterna, memórias subalternas latinas, dentre outros. Portanto, na esteira do recorte teórico supracitado, pretendo delinear um ensaio biográfico da intelectual a partir de seu projeto intelectual com os corpos marginais. A dissertação será dividida em três momentos, o I capítulo intitulado: “DO OUTRO LADO DO PENSAMENTO COLONIAL: Escolhas da desobediência epistêmcia em Heloisa Buarque de Hollanda”, o qual se baseia em uma teorização dos principais conceitos que elegem a epistemologia fronteiriça. No II capítulo, “MEMÓRIA DESCOLONIAL: por uma conceituação fronteiriça”, tratarei da questão da memória e do arquivo da exterioridade em Heloisa Buarque de hollanda. Por fim, no III capitulo intitulado “UMA AULA DE ESCOLHAS: a desobediencia epistêmica em Heloisa Buarque de Hollanda e Ana Callado” se trata de uma leitura comparatista de ordem crítica biográfica fronteiriça, acerca da obra Uma aula de Matar (2010) a qual ficcionaliza a vida de Heloisa Buarque de Hollanda.
Abstract: Esta investigación se basa en una lectura biográfica-fronteriza a partir de la obra Escolhas (2009), de la intelectual y profesora Heloisa Buarque de Hollanda. Para ello, utilizaré el sesgo posibilitado por la crítica biográfica de Eneida Maria de Souza (2002), la crítica biográfica de frontera de Edgar Cézar Nolasco (2013) y la epistemología descolonial presente en los escritos de Walter Mignolo (2003). En este sentido, utilizaré una metodología eminentemente bibliográfica basada en la crítica biográfica de frontera engendrada por conceptos como desapego, desobediencia espiritual, razón subalterna, memorias subalternas latinas, entre otros. Por tanto, a raíz del mencionado marco teórico, pretendo esbozar un ensayo biográfico de la intelectual a partir de su proyecto intelectual con cuerpos marginales. La disección se dividirá en tres capítulos, el primero: “DO OUTRO LADO DO PENSAMENTO COLONIAL: Escolhas da desobediência epistêmcia em Heloisa Buarque de Hollanda, que se basa en una teorización de los principales conceptos que eligen la epistemología fronteriza. En el segundo capítulo, “MEMÓRIA DESCOLONIAL: por uma conceituação fronteiriça”, abordaré el tema de la memoria y el archivo de la exterioridad en Heloisa Buarque de hollanda. El tercer capítulo titulado “UMA AULA DE ESCOLHAS: a desobediencia epistêmica em Heloisa Buarque de Hollanda e Ana Callado” es una lectura comparativa de una frontera biográfica crítica, sobre la obra Uma classe de Matar (2010) que ficcionaliza la vida de Heloisa Buarque de Holanda.
Palavras-chave: Crítica Biográfica Fronteiriça
Escolhas
Heloisa Buarque de Hollanda
Desobediência
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4290
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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