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Tipo: Dissertação
Título: Radioatividade: uma proposta para o ensino de Química com utilização de simuladores
Autor(es): Prates, Bruno Ximenes
Primeiro orientador: Jorge, Rodrigo Funabashi
Resumo: Simuladores são softwares computacionais programados para demonstrar situações análogas a conceitos científicos, representações submicroscópicas ou até fatos cotidianos por meio de imagens e animações, facilitando sua compreensão. A dificuldade na realização de experimentos demonstrativos em sala de aula, seja por segurança, falta de estrutura, recursos ou mesmo por conta de o conteúdo tratar de um assunto complexo para a sua realização, pode ser resolvida pela utilização de simuladores computacionais, que necessitam de uma estrutura mais simples. Neste trabalho, buscamos realizar uma abordagem por dois meios, empregando a contextualização histórica juntamente com a utilização de simuladores para o ensino do conteúdo de Radioatividade. Em um primeiro momento, foram avaliados os livros didáticos aprovados para uso no ensino médio para compreender as diferentes maneiras propostas para trabalhar este conteúdo. Posteriormente, foram listadas e avaliadas as plataformas que oferecem simuladores gratuitos, assim como os simuladores nelas encontrados e que estão ligados diretamente ao conteúdo de Radioatividade. O intuito deste trabalho é incentivar a utilização dos simuladores como uma ferramenta para melhorar o ensino de química e não só do conteúdo proposto. Para tanto, foi elaborado um material didático, seguindo os pilares da Aprendizagem Tecnológica Ativa, voltado ao professor de química, para utilização com seus alunos, propondo contextualização histórica por meio de textos, documentários contextualizados e vídeos explicativos que apresentam os recursos oferecidos pelas plataformas, bem como em seus simuladores, os quais podem ser acessados por meio dos QR Codes disponíveis no material.
Abstract: Simulators are computational software programmed to demonstrate situations analogous to scientific concepts, submicroscopic representations or even everyday facts through images and animations, facilitating their understanding. The difficulty in carrying out demonstrative experiments in the classroom, whether due to security, lack of structure, resources or even because the content deals with a complex subject for their realization, can be solved by the use of computer simulators, which requires a simpler structure. In this work, we seek to carry out a two-way approach, using historical contextualization together with the use of simulators for teaching Radioactivity content. At first, the textbooks approved for use in high school were evaluated to understand the different ways proposed to work on this content, the platforms that offer free simulators were listed and evaluated, as well as the simulators found in them and that are directly linked to the Radioactivity content. The aim of this work is to encourage the use of simulators as a tool to improve the teaching of chemistry and not only the proposed content. For this purpose, didactic material was elaborated, following the pillars of Active Technological Learning, aimed at the chemistry teacher, for use with his students, proposing historical context through texts, contextualized documentaries and explanatory videos that present the resources offered by the platforms as well as in their simulators that can be accessed through QR Codes available in the material.
Palavras-chave: Ensino de Química
Radioatividade
Tecnologia Educacional
Computador no Ensino
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4287
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

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