Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernando Helder Cassimiro da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-18T20:59:17Z-
dc.date.available2022-01-18T20:59:17Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4284-
dc.description.abstractEl trabajo titulado "Educación Matemática en el movimiento de Educación del Campo: percepciones de los educadores sobre la práctica pedagógica con estudiantes campesinos" es una investigación cualitativa, abordando la investigación de tipo etnográfico, en la que se utilizaron cuestionarios y entrevistas intensivas, con el objetivo general de indagar percepciones y creencias crítico-educativas de los educadores en Matemática que atienden a los estudiantes campesinos abordando en sus clases los saberes campesinos (etnomatemáticas), los problemas sociales y la formación crítica. La investigación fue realizada en la ampliación de una escuela pública en el municipio de Paranaíba/MS, ubicada en un barrio de la ciudad, a 35 km del casco urbano; atiende a estudiantes rurales en la escuela secundaria. Se realizó un cuestionario en dos hojas de trabajo y entrevistas intensivas a cuatro docentes, todos ellos licenciados en Matemática; tienen alguna formación académica en la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) y de alguna manera fueron profesores de estudiantes rurales en la escuela secundaria de esta ciudad. Además, se construyó una teorización que se apropia de las ideas defendidas por Ubiratan D'Ambrosio, Paulo Freire, Miguel G. Arroyo y otros investigadores en esta área. Luego de la investigación, consideramos que las clases y los materiales de Matemática que se utilizan con los estudiantes rurales son iguales o tienen muy pocas diferencias en relación a los que se utilizan con los estudiantes urbanos; es decir, se producen invisibilidades y borraduras de otros saberes debido a la apreciación única de la Matemáticas Escolares. La investigación muestra que los estudiantes utilizan varias Técnicas Matemáticas que pueden ser movilizadas en el aula mediante actividades de enseñanza. Dos fichas son presentadas y acogidas por los educadores contribuyentes que abordan valoraciones y reconocimientos de otros saberes y problemas sociales, sin exclusiones y borramientos de saberes en búsqueda de una formación crítica para la construcción de otro mundo, feliz y en paz que cuide la naturaleza.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducandxs do Campo. Educação Etnomatemática. Educação Libertadora. Prática Docente. Atividade de ensino.-
dc.titleEducação Matemática no movimento da Educação do Campo: percepções de educadorxs sobre o fazer pedagógico com educandxs camponesxspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Thiago Donda Rodrigues-
dc.description.resumoO trabalho intitulado “Educação Matemática no movimento da Educação do Campo: percepções de educadorxs sobre o fazer pedagógico com educandxs camponesxs” é uma pesquisa qualitativa, com aproximação da pesquisa de caráter tipo etnográfico, na qual foram utilizados os métodos de questionário e entrevistas intensivas, com o objetivo geral de investigar percepções e crenças crítico-educativas dxs educadorxs de Matemática que atendem educandxs campesinxs ao abordar em suas aulas saberes camponeses (etnomatemáticas), questões sociais e uma formação crítica. A pesquisa foi realizada na extensão de uma escola estadual do município de Paranaíba/MS, localizada em um distrito da cidade, distante 35 km da área urbana; atende educandxs do campo no Ensino Médio. Foi feito um questionário sobre duas fichas de trabalhos e entrevistas intensivas com quatros docentes, todxs formadxs em licenciatura plena em Matemática; possuem alguma formação acadêmica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de alguma forma foram docentes de estudantes do campo no Ensino Médio nesta cidade. Além disso, foi construída uma teorização que se apropria das ideias defendidas por Ubiratan D'Ambrosio, Paulo Freire, Miguel G. Arroyo, e outros pesquisadores nessa vertente. Após a pesquisa ponderamos que as aulas e os materiais de Matemática usados com xs educandxs do campo são os mesmos ou apresentam pouquíssimas diferenças em relação aos utilizados com xs educandxs urbanos; ou seja, ocorrem invisibilidades e apagamentos de outros saberes pela valorização única da Matemática Escolar. A pesquisa mostra que xs educandxs utilizam várias Ticas de Matema as quais podem ser mobilizadas em sala de aula pelas atividades de ensino. São apresentadas e bem acolhidas pelxs educadorxs colaboradorxs duas fichas de trabalhos que abordam valorizações e reconhecimentos de outros saberes e problemas sociais, sem exclusões e apagamentos de saberes em busca de uma formação crítica para a construção de um mundo outro, feliz e em paz que cuide da natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fernando Helder Cassimiro da Silva .pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.