Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlessandro Aparecido Fagundes Matos-
dc.date.accessioned2022-01-11T19:27:41Z-
dc.date.available2022-01-11T19:27:41Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4268-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the political-aesthetic-ideological project of Darcy Ribeiro's novels, which are Maíra (1976), O Mulo (1981), Utopia Selvagem (1982) and Migo (1988), from the perspective of violence and of eroticism. For this, the dialogue between the anthropologist, the politician, among other profiles of the Montes Claros intellectual is established with the novelist. From this approach, to discuss the two proposed perspectives, we have the representation of subordinate characters in the foreground of the works and how violence, whether objective or subjective, permeates Ribeiro's literary production. The author, when elaborating his novels with the continuous representation of the modus operandi of the formation of the Brazilian people based on colonization, slavery and dictatorship and how the effects of these events still reverberate in the organization of these people, elaborates a project based on anguish. The objective of this political-aesthetic-ideological project is to contribute to reaching the people's state of lucidity, whose purpose is social reconfiguration. To support this analysis, regarding the aesthetics of a Marxist bias and the definition of ideology, this thesis will be supported by the writings of Adolfo Sánchez Vázquez and Karl Marx; on the concept of politics, we will be based on the production of Hannah Arendt; the theme of violence will be approached from the writings of Slavoj Zizek; about the constant of eroticism in darcyan literature, we will analyze how it, in the wake of, mainly, Georges Bataille, in the economy of excessive spending, configures itself as a counterpoint to violence. Added to the dialogue are the reflections of Michael Foucault, Antonio Gramsci, Vilém Flusser and Ernst Bloch, among others, in addition to the non-literary productions of Darcy Ribeiro.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectProjeto-
dc.subjectPolítica-
dc.subjectEstética-
dc.subjectIdeologia-
dc.subjectViolência-
dc.subjectErotismo-
dc.subjectDarcy Ribeiro.-
dc.titleO projeto político-estético-ideológico nos romances de Darcy Ribeiro: da violência ao erotismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Rosana Cristina Zanelatto Santos-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o projeto político-estético-ideológico dos romances de Darcy Ribeiro, que são Maíra (1976), O Mulo (1981), Utopia Selvagem (1982) e Migo (1988), a partir da perspectiva da violência e do erotismo. Para isso, o diálogo entre o antropólogo, o político, entre outros perfis do intelectual de Montes Claros, é estabelecido pari passu com o romancista. A partir dessa aproximação, para se discutir as duas perspectivas propostas, temos a representação de personagens subalternas no primeiro plano das obras e como a violência, seja objetiva ou subjetiva, permeia a produção literária de Ribeiro. O autor, ao elaborar seus romances com a contínua representação do modus operandi da formação do povo brasileiro, fundamentado na colonização, na escravidão e na ditadura, apresenta como os efeitos desses eventos ainda reverberam na organização desse povo, criando um projeto pautado na angústia. O objetivo desse projeto político-estético-ideológico é contribuir para o alcance do estado de lucidez do povo, cujo propósito é a reconfiguração social. Para sustentação dessa análise, no que tange à estética de viés marxista e à definição de ideologia, esta tese apoia-se nos escritos de Adolfo Sánchez Vázquez e de Karl Marx; sobre o conceito de política, temos como base a produção de Hannah Arendt; a temática da violência será abordada a partir dos escritos de Slavoj Zizek; acerca da constante do erotismo na literatura darcyana, analisamos como ele, na esteira de, principalmente, Georges Bataille, na economia do gasto excessivo, se configura como contraponto à violência. Acrescentam-se ao diálogo as reflexões de Michael Foucault, Antonio Gramsci, Vilém Flusser e Ernst Bloch, entre outros, além das produções não literárias de Darcy Ribeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.