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Tipo: Dissertação
Título: OS RESTAURANTES COMO OPORTUNIDADES DE COMPRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE CORUMBÁ/MS
Autor(es): Ianna Louise Araujo Chagas
Primeiro orientador: Edgar Aparecido da Costa
Resumo: A cidade de Corumbá, localizada na fronteira Brasil-Bolívia, encontra-se bem servida de restaurantes, tendo uma variedade de sabores e etnias. Atrelado a uma população em crescimento, semiconurbada com as cidades Puerto Quijarro, Puerto Suárez e Ladário, e da distância dos maiores centro urbanos, ela precisa estar bem abastecida de produtos alimentícios. Estes são facilmente encontrados nos supermercados, feiras livres, sacolões, hortas urbanas e assentamentos rurais dando aos restaurantes uma gama de opções na hora da aquisição das hortaliças. A produção da agricultura familiar oriunda dos assentamentos rurais é abundante e indispensável para o abastecimento local configurando uma excelente alternativa de compras de produtos agrícolas pelos restaurantes locais, além de fortalecer agricultura familiar, manter empregos, garantir segurança alimentar e impulsionar a economia local. Assim, esta dissertação tem o objetivo geral de compreender a logística de compras de produtos hortícolas realizados pelos restaurantes em Corumbá, num contexto de fronteira. Especificamente se busca identificar os produtos hortícolas e sua forma de aquisição pelos restaurantes da cidade de Corumbá, bem como a importância dada aos produtos orgânicos; e discutir a logística de compra dos produtos hortícolas pelos restaurantes com vistas a pensar uma proposta de atendimento pelos assentamentos rurais de Corumbá. A partir de uma abordagem aplicada, descritiva e qualitativa foi utilizada a estratégia de pesquisa de levantamento através de fontes bibliográficas (livros, artigos, dissertações e jornais), roteiros de entrevistas e conversas informais. A escolha dos restaurantes se deu pela consulta de informações junto à Associação Comercial de Corumbá. A coleta de dados se dá através da aplicação de roteiros. A análise dos dados ocorre pela técnica de análise de conteúdo a partir das falas dos agentes territoriais para estruturação da proposta de uma cesta semanal de produtos da agricultura familiar. Partindo dos dados obtidos é possível dizer que a escolha do local de compra se dá em razão do melhor preço, que ainda há um grande desconhecimento sobre a benefícios e a importância dos produtos orgânicos/agroecológicos e os restaurantes tem interesse de comprar dos agricultores familiares locais. Diante do exposto os restaurantes podem, sim, se tornar um canal de comercialização. Resta aos agricultores familiares perceberem essa oportunidade e organizarem seus plantios para não perder essa oportunidade. Palavras-chave: Fronteira, desenvolvimento rural, territorialidade.
Abstract: The city of Corumbá , located on the BrazilBolivia border, is well served by restaurants, with a variety of flavors and ethnicities. Linked to an everincreasing population, semi with the cities of Puerto Quijarro, Puerto Suarez and Ladário, and the distance from conurbat ed major urban centers, it always needs to be well supplied with food products. These are easily found in supermarkets, open markets, grocery stores, urban gardens and rural settlements, giving restaurants a range of options when purchasing vegetables. Howeve r, the production of family agriculture from rural settlements is abundant and indispensable for local supply, configuring an excellent alternative for the purchase of agricultural products by local restaurants, in addition to strengthening family agricult ure, maintaining jobs, guaranteeing food security and boosting the local economy. Thus, this dissertation has the general objective of understanding the logistics of purchases of vegetables made by restaurants in Corumbá, in a border context . Specifically, search ed identifying vegetables and their form of acquisition by restaurants in the city of Corumbá, as well as the importance given to organic products; and discuss the logistics of purchasing vegetables by restaurants with a view to devising a service p roposal for rural settlements in Corumbá. From an applied, descriptive and qualitative approach, the survey research strategy was used through bibliographical sources (books, articles, dissertations and newspapers), interview scripts and informal conversat ions. The choice of restaurants was made by consulting information with the Commercial Association of Corumbá. Data collection took place through the application of scripts. Data analysis was based on the content analysis technique based on the speeches of territorial agents for structuring the proposal of a weekly basket of family farming products. Based on the data obtained, it is possible to say that the choice of the place of purchase is due to the best price, that there is still a great lack of knowled ge about the benefits and importance of organic/agroecological products and that restaurants are interested in buying from local family farmers. Given the above, restaurants can indeed become a marketing channel. It remains for family farmers to realize th is opportunity and organize their plantations so as not to miss this opportunity. Key words: Border, rural development, territoriality.
Palavras-chave: restaurantes
agricultura
fronteira.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4197
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços

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