Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4173
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ANÁLISE DE FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
Autor(es): | Leite, Rafaella |
Primeiro orientador: | Bonilha, Laís |
Primeiro membro da banca: | Medeiros, Arthur |
Segundo membro da banca: | Ferrari, Fernando |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 impôs aos estudantes de todo o mundo a suspensão do ensino presencial, com sua substituição pelo ensino remoto emergencial (ERE), como estratégia de redução dos danos na formação, durante o controle da pandemia, por meio do isolamento e distanciamento social. Objetivo: Analisar a formação sob a perspectiva dos estudantes dos cursos de fisioterapia no Brasil, em IES pública ou privada, no período da pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo realizado com discentes de cursos de fisioterapia através da aplicação de um formulário eletrônico, distribuído por aplicativos de mídia social. O formulário continha questões relacionadas às características dos discentes, das instituições de ensino e da metodologia de ensino adotada. Para as análises de associação, foi aplicado o teste de qui-quadrado com nível de significância de 5%. Resultados: Compuseram a amostra do estudo 397 estudantes de 23 estados da federação. Entre os participantes, a maioria era vinculada às IES públicas, tinha mais de 25 anos de idade, do sexo feminino, negras e solteiras. Relataram que as atividades se mantiveram durante a pandemia, tanto no modo presencial, quanto por atividades remotas. Afirmaram ainda que não houve planejamento prévio e que não receberam nenhum tipo de capacitação para esta modalidade de ensino, porém obtiveram êxito em desenvolver as competências esperadas, total ou parcialmente. Conclusão: No Brasil, diante da pandemia de COVID-19, as instituições, em sua maioria, aderiram ao ERE sem planejamento para a transição entre o ensino presencial e o remoto. Todavia, identificaram que essa escolha correspondeu ao melhor que poderia ser feito naquele momento. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic forced physiotherapy students to suspend classroom education or switch to emergency remote education (ERE), as a strategy to control the pandemic, given the need for isolation and social distance. Objective: To analyze the training of students in physiotherapy courses in Brazil, in public or private HEIs, during the COVID- 19 pandemic period. Methods: This is a study carried out with students from physical therapy courses. This survey was conducted using an electronic form distributed by social media applications. The form contained questions related to the characteristics of students, educational institutions and the learning process. For association analyses, the chi-test was applied square with a significance level of 5%. Results: 397 students from 23 states of the federation participated. Among the participants, most were from public HEIs, were over 25 years old, female, black and single. They reported that the activities remained both face-to- face and were replaced by remote activities. They also stated that there was no prior planning and that they had not received any type of training for this type of teaching, but they were succeeding in developing their skills, in whole or in part. Conclusion: In Brazil, in view of the COVID-19 pandemic, most institutions joined the ERE, but there was no planning for the transition from face-to-face to remote teaching, however, it was the best that could be done at the time. |
Palavras-chave: | Educação Superior Fisioterapia Ensino Remoto Emergencial Pandemia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INISA |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4173 |
Data do documento: | 25-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia - Bacharelado (INISA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PESQUISA ESTUDANTE FISIOTERAPIA (1) (1).pdf Until 2030-12-30 | 740,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.