Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTessari , Giovanna Marina Faques-
dc.date.accessioned2021-12-01T17:23:25Z-
dc.date.available2021-12-01T17:23:25Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4150-
dc.description.abstractEsse documento não possui Abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectEquilíbrio posturalpt_BR
dc.subjectComportamento multitarept_BR
dc.titleUSO DO SMARTPHONE EM TAREFAS SIMULTÂNEAS AUMENTA A OSCILAÇÃO CORPORAL E REDUZ A VELOCIDADE DA MARCHA IMPACTANDO O EQUILÍBRIO CORPORALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Christofoletti , Gustavo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5891990397430476pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Arthur de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4390913887382221pt_BR
dc.contributor.referee2Tarnhovi, Evandro Gonzalez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1452150174546036pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3648360857342735pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Os aparelhos celulares estão cada vez mais vinculados às rotinas das pessoas. Com a recente crise sanitária advinda do vírus SARS-COV-2, atividades acadêmicas e profissionais ficaram acessíveis em aparelhos smartphones, deixando essa tecnologia com relevância ainda maior. Objetivo: Avaliar os riscos que o uso do celular gera para o equilíbrio das pessoas quando realizado de forma simultânea a uma segunda tarefa. Métodos: Quarenta e cinco participantes foram submetidos à atividades de digitação e conversação ao celular enquanto permaneceram em pé paradas (equilíbrio estático) ou em locomoção (equilíbrio dinâmico). Análises estatísticas foram utilizadas para caracterizar o equilíbrio dos participantes em atividades sem celular e durante tarefas de digitação e conversação. Resultados: Os resultados apontaram uma piora do equilíbrio nas tarefas de digitar e falar ao celular. A tarefa de digitação mostrou-se mais perigosa durante a locomoção. A tarefa da fala, diferentemente, mostrou-se mais perigosa na atividade estática. Conclusão: Os resultados permitem concluir que tarefas de digitação e conversação ao celular se tornam perigosas quando associadas à outra atividade motora. O reconhecimento das situações em que o smartphone acarreta desequilíbrio corporal é importante para garantir os benefícios dessa tecnologia sem gerar riscos ao usuário. Aprovação ética: Número CAAE 15527019.1.0000.0021, protocolo 3.584.933.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINISApt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.relation.references1. Silva P, Seabra C, Cunha UF. Smartphones: the nervous system of liquid communication. Media Jornalism. 2019;19(34):65-81. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_5. 2. O'Connor S, Andrews T. Smartphones and mobile applications (apps) in clinical nursing education: a student perspective. Nurse Educ Today. 2018;69:172-8. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.07.013. 3. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal [acesso em 13 abril 2021]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf. 4. Kim D, Chun H, Lee H. Determing the factors that influence college students’ adoption of smartphones. JASIST. 2014;65(3):578-88. https://doi.org/ 10.1002/asi.22987. 5. Iyengar K, Upadhyaya GK, Vaishya R, Jain V. COVID-19 and applications of smartphone technology in the current pandemic. Diabetes Metab Syndr. 2020;14(5):733-7. http://doi.org/10.1016/j.dsx.2020.05.033. 6. Camargo CP, Tempski PZ, Busnardo FF, Martins MA, Gemperli R. Online learning and COVID-19: a meta-synthesis analysis. Clinics. 2020;75:e2286. http://doi.org/10.6061/clinics/2020/e2286. 7. Jones RE, Abdelfattah KR. Virtual interviews in the era of COVID-19: A primer for applicants. J Surg Educ. 2020;77(4):733-4. http://doi.org/10.1016/j.jsurg.2020.03.020. 8. Jumreornvong O, Yang E, Race J, Appel J. Telemedicine and Medical Education in the Age of Covid-19. Acad Med. 2020;95(12):1838-43. http://doi.org/10.1097/ACM.0000000000003711. 9. Aveiro-Róbalo TR, Garlisi-Torales LD. Learning at home during the COVID-19 pandemic: An initiative of Latin American students. Medwave. 2020;20(5):e7934. http://doi.org/10.5867/medwave.2020.05.7933. 10. Jameel S, Shahnawaz MG, Griffiths MD. Smartphone addiction in students: A qualitative examination of the components model of addiction using face-to-face interviews. J Behav Addict. 2019; 8(4): 780–93. http://doi.org/10.1556/2006.8.2019.57. 11. Hye-Jin K, Jin-Young M, Hyun-Jin K, Kyoung-Bok M. Accident risk associated with smartphone addiction: A study on university students in Korea. J Behav Addict. 2017; 6(4): 699–07. http://doi.org/10.1556/2006.6.2017.070. 18 12. Lin MB, Huang YP. The impact of walking while using a smartphone on pedestrians' awareness of roadside events. Accid Anal Prev. 2017;101:87-96. http://doi.org/10.1016/j.aap.2017.02.005. 13. Beurskens R, Steinberg F, Antoniewicz F, Wolff W, Granacher U. Neural correlates of dualtask walking: Effects of cognitive versus motor interference in young adults. Neural Plast. 2016;2016:8032180. http://doi.org/10.1155/2016/8032180. 14. Worringer B, Langner R, Koch I, Eickhoff SB, Eickhoff CR, Binkofski FC. Common and distinct neural correlates of dual-tasking and task-switching: a meta-analytic review and a neuro-cognitive processing model of human multitasking. Brain Struct Funct. 2019;224(5):1845-69. http://doi.org/10.1007/s00429-019-01870-4. 15. Forte R, Pesce C, Di Baldassarre A, Shea J, Voelcker-Rehage C, Capranica L, Condello G. How older adults cope with cognitive complexity and environmental constraints during dualtask walking: The role of executive function involvement. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(10):1835. http://doi.org/10.3390/ijerph16101835. 16. Sobrinho Jr SA, Tessari GMF, Lino TB, Pegorare ABG, Christofoletti G. Influência do uso do smartphone sobre o equilíbrio de jovens durante a realização de dupla-tarefa. Rev Bras Ci Saúde. 2021;25(1):147-54. http://doi.org.br/10.22478/ufpb.2317-6032.2021v25n1.52462. 17. Ghaferi AA, Schwartz TA, Pawlik TM. STROBE Reporting Guidelines for Observational Studies. JAMA Surg. 2021. Online ahead of print. http://doi.org/10.1001/jamasurg.2021.0528. 18. Folstein MF, Folstein SE, McHugh PR. "Mini-mental state": a practical method for grading the cognitive state of patients for the clinician. J Psychiatr Res. 1975;12(3):189-98. http://doi.org/10.1016/0022-3956(75)90026-6. 19. Dubois B, Slachevsky A, Litvan I, Pillon B. The FAB: a Frontal Assessment Battery at bedside. Neurology. 2000;55(11):1621-6. http://doi.org/10.1212/wnl.55.11.1621. 20. Podsiadlo D, Richardson S. The timed “Up & Go”: a test of basic functional mobility for frail elderly persons. J Am Geriatr Soc. 1991;39(2):142-8. http://doi.org/10.1111/j.1532- 5415.1991.tb01616.x. 21. Lepp A, Barkley JE, Karpinski AC. The relationship between cell phone use, academic performance, anxiety, and satisfaction with Life in college students. Comput Hum Behav. 2014;31:343-50. http://doi.org/10.1016/j.chb.2013.10.049. 22. Lellis-Santos C, Abdulkader F. Smartphone-assisted experimentation as a didactic strategy to maintain practical lessons in remote education: alternatives for physiology education during the COVID-19 pandemic. Adv Physiol Educ. 2020;44(4):579-86. http://doi.org/10.1152/advan.00066.2020. 23. Laurence PG, Busin Y, da Cunha Lima HS, Macedo EC. Predictors of problematic smartphone use among university students. Psicol Reflex Crit. 2020;33(1):8. http://doi.org/10.1186/s41155-020-00147-8. 19 24. Lei LY, Ismail MA, Mohammad JA, Yusoff MSB. The relationship of smartphone addiction with psychological distress and neuroticism among university medical students. BMC Psychol. 2020;8(1):97. http://doi.org/10.1186/s40359-020-00466-6. 25. Nosaka S, Imada K, Okamura H. Effects of cognitive dysfunction and dual task on gait speed and prefrontal cortex activation in community-dwelling older adults. Neuropsychol Dev Cogn B Aging Neuropsychol Cogn. 2020:1-13. Online ahead of print. http://doi.org/10.1080/13825585.2020.1866156. 26. Onofrei RR, Amaricai E, Suciu O, David VL, Rata AL, Hogea E. Smartphone use and postural balance in healthy young adults. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(9):3307. http://doi.org/10.3390/ijerph17093307. 27. Rebold MJ, Croall CA, Cumberledge EA, Sheehan TP, Dirlam MT. The impact of different cell phone functions and their effects on postural stability. Perform Enhanc Health. 2017;5(3):98-102. http://doi.org/10.1016/j.peh.2016.11.004. 28. Hodgson JC, Tremlin R, Hudson JM. Disrupting the speech motor network: Exploring hemispheric specialization for verbal and manual sequencing using a dual-task approach. Neuropsychology. 2019;33(8):1101-10. http://doi.org/10.1037/neu0000589. 29. Niederer D, Bumann A, Mühlhauser Y, Schmitt M, Wess K, Engeroff T et al. Specific smartphone usage and cognitive performance affect gait characteristics during free-living and treadmill walking. Gait Posture. 2018;62:415-21. http://doi.org/10.1016/j.gaitpost.2018.04.007. 30. Gary CS, Lakhiani C, DeFazio MV, Masden DL, Song DH. Smartphone use during ambulation and pedestrian trauma: a public health concern. J Trauma Acute Care Surg. 2018;85(6):1092-1101. http://doi.org/10.1097/TA.0000000000002051. 31. Chen PL, Pai CW. Pedestrian smartphone overuse and inattentional blindness: an observational study in Taipei, Taiwan. BMC Public Health. 2018;18(1):1342. http://doi.org/10.1186/s12889-018-6163-5. 32. Risko EF, Kingstone A. Everyday attention. Can J Exp Psychol. 2017;71(2):89-92. http://doi.org/10.1037/cep0000134.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece nas coleções:Fisioterapia - Bacharelado (INISA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.