Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4144
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência de fatores de risco nos movimentos generalizados de recém-nascidos pré-termo hospitalizados
Autor(es): Hasebe, Leticia Yoshiko
Primeiro orientador: Marangoni, Daniele de Almeida Soares
Primeiro coorientador: Reco, Mariane de Oliveira Nunes
Primeiro membro da banca: Christofoletti, Gustavo
Segundo membro da banca: Merey, Leila Simone Foerster
Resumo: Objetivo: Verificar como os fatores de risco podem afetar na qualidade dos movimentos generalizados de recém-nascidos pré-termo hospitalizados de acordo com Apgar e peso ao nascimento. Método: Estudo observacional, transversal e retrospectivo, através da análise de prontuários e de banco de dados. Participaram desse estudo 30 recém-nascidos com idade gestacional de até 36 e 6 dias, sendo 15 com Apgar menor ou igual a 7 no 1º e 5º minuto de vida e peso menor que 2.500 gramas (Grupo 1), e 15 com Apgar maior ou igual a 7 no 1º e 5º minuto de vida e peso maior ou igual a 2.500 gramas (Grupo 2). Os participantes foram recrutados na Unidade de Cuidados Intermediários Nenonatal Convencional do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian no período de novembro de 2019 a junho de 2021. Os dados coletados dos prontuários e do banco de dados foram: data de nascimento, idade gestacional, fatores de risco, peso ao nascimento, nota de Apgar no 1º e 5º minuto de vida, e resultado da avaliação dos movimentos generalizados (realizado através da Avaliação Qualitativa dos movimentos generalizados de Prechtl). As gravações dos movimentos generalizados foram avaliadas por uma fisioterapeuta com certificação do método de Prechtl e posteriormente foram reavaliadas por dois avaliadores independentes igualmente certificados para fins de índice de concordância. Os recém-nascidos foram filmados de 1-3 minutos em posição supina, apenas com fralda, sem objetos ao seu redor e/ou intervenção externa. Resultados: Não houve diferenças significativas entre os grupos em relação à avaliação dos movimentos generalizados e aos fatores ambientais, porém foram observadas diferenças quanto aos fatores biológicos, sendo que no Grupo 1 houve maior presença de problemas no parto, nascimento ou gravidez (p=0,009); icterícia grave (p=0,030); e doenças graves (p=1,000). Conclusão: Os fatores de risco não influenciaram na qualidade dos movimentos generalizados dos recém-nascidos pré-termo estudados. Entretanto, houve uma presença maior de intercorrências gestacionais e perinatais, além de icterícia grave e doenças graves no grupo de recém-nascidos de baixo peso ao nascer e Apgar inferior ou igual a 7 no 1º e 5º minuto de vida, indicando uma possível relação entre esses fatores de risco observados.
Palavras-chave: Recém-Nascidos Pré-Termo
Cuidados Neonatais
Doenças Neonatais
Movimentos Neonatais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INISA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4144
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:Fisioterapia - Bacharelado (INISA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUÊNCIA DE FATORES DE RISCO NOS MOVIMENTOS GENERALIZADOS DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO HOSPITALIZADOS.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.