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Tipo: Dissertação
Título: EDUCOMUNICAÇÃO, DESENHO ANIMADO E PÚBLICO INFANTIL: Análise e Sugestão para a Alfabetização Midiática na infância
Autor(es): Thayna Rafaela de Oliveira
Primeiro orientador: Rose Mara Pinheiro
Resumo: O objetivo desta dissertação é discutir a relação da Educomunicação, do desenho animado e do público infantil no desenvolvimento do processo de Alfabetização Midiática na infância, a partir da utilização dos princípios da prática educomunicativa, por meio da análise crítica de um produto midiático conhecido pelas crianças, em sala de aula e mediada pelo professor. Busca-se, então, entender a relação entre ensino, mídia e criança, perpassando pelas formas de obtenção do conhecimento sobre o mundo pelo ser humano até sua interação e aprendizado com a mídia, levando-se em consideração as mediações discutidas por Martín-Barbero (1997) e Orozco-Gómez (2014). Nesse contexto, onde Comunicação e Educação se relacionam, são apresentados o conceito da Educomunicação e da Alfabetização Midiática, com base em Citelli e Orofino (2014), Ferrari, Machado e Ochs (2020), Buckingham (2012), Kellner e Share (2008), Bévort e Belloni (2009), Soares (1999; 2003; 2014), Freire (1985; 2010), Aparici (2014), entre outros. A pesquisa segue com a história da animação no mundo e no Brasil, suas características e linguagem, cinema e Educação, a televisão, os programas infantis e educativos, e a veiculação de desenhos animados na TV. Para a parte prática da pesquisa, a série animada brasileira de televisão “Irmão do Jorel” é utilizada como objeto de estudo empírico para a aplicação de uma atividade de análise crítica da mídia, realizada por professores e alunos de escolas municipais da cidade de Campo Grande, tendo como técnica de investigação o método de pesquisa qualitativa do Grupo Focal. Como resultado, a pesquisa aponta para a possibilidade dos princípios da Educomunicação como efetivos para iniciar o processo de Alfabetização Midiática na infância, por meio da análise de desenhos animados, sendo fundamental a capacitação docente para uma visão crítica sobre a mídia.
Abstract: The aim of this thesis is to discuss the relationship of Educommunication, cartoons and children's audience in the development of the Media Literacy process in childhood, from the use of the principles of educommunicative practice, through the critical analysis of a media product known by children , in the classroom and mediated by the teacher. The aim is, then, to understand the relationship between teaching, media and children, going through the ways in which human beings obtain knowledge about the world to their interaction and learning with the media, taking into account the mediations, discussed by Martín- Barbero (1997) and Orozco-Gómez (2014). In this context, where Communication and Education are related, the concept of Educommunication and Media Literacy is presented, based on Citelli and Orofino (2014), Ferrari, Machado and Ochs (2020), Buckingham (2012), Kellner and Share (2008 ), Bévort and Belloni (2009), Soares (1999; 2003; 2014), Freire (1985; 2010) and Aparici (2014). The research approaches the history of animation in the world and in Brazil, its characteristics and language, cinema and education, television, children’s and educational programs, and the broadcasting of cartoons on TV. For the practical part of the research, the Brazilian animated television series "Irmão do Jorel" is used as an object of empirical study for the application of a critical media analysis activity, conducted by teachers and students of municipal schools in the city of Campo Grande, using as a research technique the Focal Group qualitative research method. As a result, the research points to the possibility of the principles of Educommunication as effective to initiate the process of Media Literacy in childhood, through the analysis of cartoons, being fundamental the teacher training for a critical perspective on media.
Palavras-chave: Educomunicação. Público Infantil. Desenho Animado. Alfabetização Midiática. Irmão do Jorel.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4128
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Comunicação

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