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Tipo: Dissertação
Título: FRONTEIRA, IMIGRANTE E PATRIMÔNIO CULTURAL: DESAFIOS DE GESTÃO COM BASE EM METODOLOGIAS DO CIRCUITO DE APOIO AO IMIGRANTE EM CORUMBÁ, MS, BRASIL
Autor(es): Wanessa Pereira Rodrigues
Primeiro orientador: Marco Aurelio Machado de Oliveira
Resumo: Esta dissertação é fruto da minha vivência na fronteira, das inquietações acerca da minha atuação profissional e experiência acumulada junto às comunidades culturais de Corumbá e Ladário, nas quais pude vislumbrar as dificuldades, necessidades e estratégias adotadas por eles para manterem suas práticas culturais. O objetivo central dessa pesquisa foi de aplicar e transferir técnicas de identificação de bens culturais representativos aos distintos grupos sociais, passivos de serem registrados ou tombados como Patrimônio Cultural de Corumbá-MS. Entendemos que exista elevado grau de complexidade quanto à temática apresentada neste projeto (fronteira, imigrantes, cultura, patrimônio cultural). Do ponto de vista da natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, pois está orientada para gerar conhecimentos de aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos e envolvendo interesses locais. No correr da revisão bibliográfica foram analisados estudos que permitiram estabelecer adequações visando a utilização de procedimentos exequíveis no contexto da realidade local. A identificação de bens culturais foi de forma participativa envolvendo a comunidade, através da elaboração de Mapas Afetivos, por alunos de cinco instituições de ensino de Corumbá-MS. Os resultados obtidos foram: elaboração de uma cartilha com todos os bens patrimoniais já registrados administrativamente para que os professores da rede de ensino tenham essas informações e possam trabalhar educação patrimonial em sala de aula; os elementos culturais apontados nos mapas afetivos geraram um relatório que foi entregue ao órgão gestor de cultura de Corumbá e Conselho de Políticas Culturais, fornecendo base para possíveis processos de registro ou tombamento de bens culturais; mas são necessárias novas pesquisas acerca dos bens culturais apontados como referências culturais a fim de compreender e identificar sentidos e valores que são constantemente produzidos e reelaborados pelas comunidades envolvidas.
Abstract: This thesis is a result of my experience living in the border, some concerns about my professional performance and experience accumulated near the cultural communities in Corumbá and Ladário, in which I could consider the difficulties, necessities and strategies adopted by them to maintain their cultural practices. The main purpose of this research was applying and transferring techniques of identification of cultural representative goods to the distinctive social groups, which are plausible to be recognized and protected as Corumbá´s Cultural Heritage. We believe there is a high level of complexity regarding to the presented theme in this project (border, immigrants, culture, cultural heritage). From the point of view of nature, it is an applied research, since it is oriented to generate practical appliance toward solving specific problems and involving local interests. During the bibliographical review some analyzed studies allowed an establishment of adjustments aiming the application of feasible procedures in the context of the local reality. The identification of cultural heritage was participatively, involving the community, through the construction of Affective Maps, made by students of five educational institutes in Corumbá-MS. The results obtained were: elaboration of a handout with all patrimonial goods already administratively registered in a way that teachers from the education network access this information and are able to work with patrimonial education in class; the cultural elements pointed in these affective maps generated a repport which was handed to Corumbá´s cultural management institution also to the Cultural Politics Concil, providing basis to possible registration or safeguard processes of cultural heritage; yet futher research is needed in order to understand and identify senses and values that are constantly produced as well as reworked by the communities involved.
Palavras-chave: circuito imigrante
fronteira
patrimônio cultural.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4110
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços

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