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Tipo: Dissertação
Título: POLARÍMETRO DE BAIXO CUSTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE ATIVIDADE ÓPTICA E ISOMERIA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Silvio Mendes Mazarin
Primeiro orientador: Walmir Silva Garcez
Resumo: A contextualização dos conhecimentos de Química articulados com o cotidiano dos estudantes em uma abordagem experimental é uma prática pedagógica que tem sido amplamente discutida. Pesquisadores têm defendido as suas contribuições como estratégias facilitadoras para o aprendizado nas pesquisas de ensino de Química. Considerando a experimentação como recurso cognitivo capaz de aproximar o aprendizado de estereoquímica a um nível de maior compreensão para o estudante, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma técnica de aprendizagem significativa com a elaboração de material didático apropriado para uma atividade experimental utilizando um polarímetro de baixo custo desenvolvido para os estudos de atividade óptica e isomeria óptica em sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio de diversas escolas públicas e privadas. Os pressupostos teóricos que orientam a elaboração da proposta consideram as perspectivas da aprendizagem significativa de David Ausubel, os princípios da pesquisa científica como metodologia de ensino orientando o desenvolvimento das atividades experimentais. Para a análise dos dados obtidos durante a pesquisa foi utilizado a análise de conteúdo do caderno de bordo e abordagem estatística dos questionários estruturados utilizados na investigação sobre a evolução conceitual. Os resultados mostraram a relevância da experimentação com o material didático desenvolvido e a importância da utilização do polarímetro na aprendizagem da estereoquímica como ferramenta facilitadora na construção e promoção da aprendizagem significativa.
Abstract: The contextualization of chemistry knowledge articulated with the students' daily life in an experimental approach is a pedagogical practice that has been widely discussed. Researchers have defended their contributions as facilitating strategies for learning in Chemistry teaching research. Considering experimentation as a cognitive resource capable of approaching the learning of stereochemistry to a level of greater understanding for the student, this work aimed to develop a meaningful learning technique with the development of teaching material suitable for an experimental activity using a low polarimeter cost developed for the studies of optical activity and optical isomerism in the classroom. The research was carried out with high school students from different public and private schools. The theoretical assumptions that guide the elaboration of the proposal consider David Ausubel's perspectives of meaningful learning, the principles of scientific research as a teaching methodology guiding the development of experimental activities. For the analysis of the data obtained during the research, the content analysis of the logbook and the statistical approach of the structured questionnaires used in the investigation of the conceptual evolution were used. The results showed the relevance of experimenting with the developed teaching material and the importance of using the polarimeter in the learning of stereochemistry as a facilitating tool in the construction and promotion of meaningful learning.
Palavras-chave: luz polarizada
quiralidade
assimetria molecular
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4095
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

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