Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4078
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dc.creatorRocha, Fabricia Aparecida Lopes de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-10-27T12:28:46Z-
dc.date.available2021-10-27T12:28:46Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4078-
dc.description.abstractIn this doctoral dissertation, we discuss the historical demands of the expression of the scenographic dimension that made the didascaly become protagonists in the construction of the meaning of modern psychological dramas. With the support of Drama Theories and Theater Semiology studies, we problematize the exploration of the human psyche written in the didascaly. We demonstrate the importance of this type of scenic annotation, especially in psychological theatrical writing. For that, we analyzed A mulher sem pecado (1941) and Vestido de noiva (1943), texts written by the Brazilian writer Nelson Rodrigues. Because of the specificity imposed by the meaning added by the scenic indications, we realized the importance of reading the dramatic text as a strategy of spectacle in a virtual state. This reading method was adopted in this doctoral dissertation is supported by the studies of Anne Ubersfeld (2013), Patrice Pavis (2015) and Paul Zumthor (2007). The act of ignoring the didascaly as the scenic virtuality predetermined in the text is equivalent to neglecting a factor that builds the specificity of Nelson Rodrigues' psychological writing. Although A mulher sem pecado (1941) and Vestido de noiva (1943) have been extensively studied, did not exist, until now, a particular study about the aesthetic importance of didascaly as a factor that builds a profound theatrical incursion into the internal lives characters as we did in this study. According to the results of this doctoral dissertation, in these two plays, deep psychic contents that do not appear in the traditional dialogue are communicable, theatrically, especially because of the light and the microphone indicated in the didascaly.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemiologia teatral.pt_BR
dc.subjectNelson Rodrigues.pt_BR
dc.subjectA mulher sem pecado.pt_BR
dc.subjectVestido de noiva.pt_BR
dc.subjectDidascáliapt_BR
dc.titleO PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUESpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Enedino, Wagner Corsino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1420834731258662pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637027507093739pt_BR
dc.description.resumoEsclarecemos, nesta tese, as demandas históricas de expressão da dimensão cenográfica que fizeram as didascálias ganharem protagonismo na construção do sentido das obras dramáticas psicológicas modernas. Com o apoio de Teorias do Drama e estudos de Semiologia do Teatro, problematizamos o papel das didascálias e sua relação estética com a representação da psique humana. Para demonstrar a importância de referenciar esse tipo de anotação cênica, sobretudo na escrita teatral com cunho psicológico, tomamos como objeto de leitura as peças psicológicas A mulher sem pecado (1941) e Vestido de noiva (1943), ambas escritas pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Em razão da especificidade imposta pelo sentido agregado pelas indicações cênicas, percebemos a importância de ler o texto dramático como estratégia de encenação em estado virtual. Esse método de leitura foi adotado nesta tese e é amparado pelos estudos de Anne Ubersfeld (2013), Patrice Pavis (2015) e Paul Zumthor (2007). Ignorar as didascálias, enquanto virtualidade cênica predeterminada no texto, equivale a negligenciar um fator construtor da especificidade da escrita psicológica de Nelson Rodrigues. Apesar de A mulher sem pecado e Vestido de noiva terem sido bastante estudadas, ainda não havia uma pesquisa tão particular sobre a importância estética das didascálias como fator construtor de uma ousada incursão teatral na vida interior das personagens, segundo fizemos neste estudo. Constatamos que, nessas duas peças, conteúdos psíquicos profundos e inviáveis de aparecer no tradicional diálogo são comunicáveis, teatralmente, especialmente em decorrência da luz e do microfone previstos nas didascálias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPTLpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqÁrea de Concentração: Estudos Literáriospt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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