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Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de Métodos e Ferramentas de Gestão aos Processos de Contratação na Administração Pública
Autor(es): luiza alvarenga mota
Primeiro orientador: Alberto de Barros Aguirre
Resumo: A administração pública realiza suas aquisições e contratações de serviços por meio de compras públicas baseadas em vasta legislação em vigor. Tais contratações ocorrem dada a necessidade de garantia dos meios fundamentais para o desempenho da missão fim de uma instituição pública, como, por exemplo, a Força Aérea Brasileira, que possui como missão manter a soberania do espaço aéreo brasileiro e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria. Apesar do impacto negativo que um planejamento incorreto pode causar em uma licitação, ainda são encontradas inúmeras dificuldades nessa fase. É comum que se dê prioridade ao certame propriamente dito e a confecção de documentos obrigatórios, e não à fase de planejamento, devido ao tempo muitas vezes escasso para a equipe de planejamento envolvida. Na tentativa de corrigir tal falha, diversas Instruções Normativas vêm sendo publicadas visando a padronização dos procedimentos mínimos necessários para o planejamento de uma contratação pública. Além da dificuldade do processo propriamente dito, algumas condições relacionadas ao fornecedor selecionado e à gestão de estoque precisam ser consideradas na fase de planejamento de modo a permitir a efetivação da contratação e entrega do material ou serviço conforme necessidade da administração. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta metodológica e ferramental para aprimorar a gestão dos processos de aquisição e contratação pública da SSUB da BACG, de modo a otimizar o tempo investido na confecção de processos, e garantir o correto planejamento da contratação. Para tanto foi realizada pesquisa documental da legislação em vigor e de métodos e ferramentas de gestão que auxiliassem na proposta de melhoria para o planejamento e confecção dos processos de contratação da seção. O estudo possibilitou maior dedicação à fase de planejamento, organização das tarefas em um ciclo PDCA e redução no tempo necessário para execução do processo, tornando-o mais eficiente.
Abstract: The public administration makes its acquisitions and contracting services through public purchases based on extensive legislation in force. Such hiring occurs due to the need to guarantee the fundamental means for the performance of the final mission of a public institution, such as, for example, the Brazilian Air Force, whose mission is to maintain the sovereignty of Brazilian airspace and integrate the national territory, with a view to defending the homeland. Despite the negative impact that incorrect planning can cause in a bidding process, numerous difficulties are still encountered in this phase. It is common to give priority to the event itself and the preparation of mandatory documents, and not to the planning phase, due to the often scarce time for the planning team involved. In an attempt to correct such failure, several Normative Instructions have been published aiming at standardizing the minimum procedures necessary for planning a public contract. In addition to the difficulty of the process itself, some conditions related to the selected supplier and inventory management need to be considered in the planning phase in order to allow for the contracting and delivery of the material or service as required by the administration. In this context, the research aims to develop a methodological proposal and tooling to improve the management of BACG's SSUB procurement and public procurement processes, in order to optimize the time invested in the making of processes, and to ensure the correct planning of the contract. To this end, a documentary research was carried out of the legislation in force and of management methods and tools that would assist in the proposal for improvement in the planning and preparation of the section's hiring processes. The study allowed greater dedication to the planning phase, organization of tasks in a PDCA cycle and reduction in the time needed to execute the process, making it more efficient.
Palavras-chave: Contratações públicas, Ciclo PDCA, 5W2H, PERT/CPM, Força Aérea Brasileira, Gestão Pública
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3998
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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