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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3996
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise dos reflexos da pandemia Covid-19 para o ensino no ano de 2020 no município de Dois Irmãos do Buriti/MS e as contribuições da geografia da saúde no contexto da disciplina de geografia escolar |
Autor(es): | Marcio Moreira do Nascimento |
Primeiro orientador: | Eva Teixeira dos Santos |
Resumo: | O estudo apresenta algumas reflexões sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação de Dois Irmãos do Buriti/MS, em razão da desigualdade socioespacial que se revela através do ensino remoto emergencial. É nesse cenário que a Geografia da Saúde, apresenta-se como centro de discussões, pois seus conceitos interligam a conservação do meio ambiente e de saúde, de modo a evitar ou a diminuir problemas e agravos de saúde. Entretanto, o tema Geografia da Saúde é pouco explorado pelos professores e quase não aparece nos documentos norteadores e materiais didáticos. Nesse contexto, são analisados os reflexos da pandemia de COVID-19 no ensino no município de Dois Irmãos do Buriti/MS e a contribuição da Geografia da Saúde no contexto da disciplina de Geografia escolar a partir da abordagem dos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental, da BNCC e do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. O trabalho caracteriza-se em pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, quali-quantitativa, com estudo de campo e coleta de dados; realizou-se análise dos documentos norteadores do ensino (BNCC, RCC/MS) e livros didáticos, utilizando-se as palavras-chave: “saúde” e “Geografia da Saúde”; aplicou-se dois questionários utilizando o Google Formulários. Os resultados demonstraram que a Geografia da Saúde está ligada à vida humana, à qualidade de vida, à prevenção e combate a doenças infectocontagiosas. Na educação, deve ser trabalhada em forma de conceitos e atividades que promovam o entendimento para o enfrentamento de epidemias ou pandemias, demonstrando, assim, a importância de o professor trabalhar a temática, mesmo que interdisciplinarmente. A inclusão do aluno deve ser garantida pela escola, mesmo durante a pandemia, entretanto o ensino remoto é política de redução de danos e tentativa de vínculo do estudante com a escola, mesmo diante da exclusão digital. Logo, não é a solução para a educação, principalmente para o ensino fundamental I e II, pois as crianças necessitam da socialização entre si e com o professor interferindo no processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | The study presents some reflections on the impacts of the Covid-19 pandemic on the education of Dois Irmãos do Buriti/MS, due to the socio-spatial inequality that is revealed through emergency remote teaching. It is in this scenario that the Geography of Health presents itself as the center of discussions, as its concepts interconnect the conservation of the environment and health, in order to avoid or reduce problems and health problems. However, the Geography of Health theme is little explored by teachers and hardly appears in guiding documents and teaching materials. In this context, the reflections of the COVID-19 pandemic on education in the municipality of Dois Irmãos do Buriti/MS are analyzed and the contribution of Health Geography in the context of the school Geography discipline from the approach of textbooks of the final grades of education fundamental, from BNCC and from the Reference Curriculum of Mato Grosso do Sul. The work is characterized in bibliographic, descriptive, and exploratory research, quali-quantitative, with field study and data collection; an analysis of the teaching guiding documents (BNCC, RCC/MS) and textbooks was carried out, using the keywords: “health” and “Geography of Health”; two questionnaires were applied using Google Forms. The results showed that the Geography of Health is linked to human life, quality of life, prevention and combating infectious diseases. In education, it must be worked on in the form of concepts and activities that promote understanding to face epidemics or pandemics, thus demonstrating the importance of the teacher working on the theme, even if interdisciplinary. The inclusion of the student must be guaranteed by the school, even during the pandemic, however remote learning is a harm reduction policy and an attempt to link the student with the school, even in the face of digital exclusion. Therefore, it is not the solution for education, especially for elementary education I and II, as children need socialization with each other and with the teacher, interfering in the teaching and learning process |
Palavras-chave: | Geografia da Saúde. Ensino Remoto. Livros didáticos |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3996 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana) |
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