Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3995
Tipo: Dissertação
Título: Desafios e perspectivas na implantação da BNCC no ensino fundamental de Geografia a partir da percepção dos professores da Rede Estadual em Aquidauana/MS
Autor(es): Gerusa de Figueiredo Leite Silva
Primeiro orientador: Eva Teixeira dos Santos
Resumo: Desde a Constituição Federal de 1988, reforçada pela LDB em 1996, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já era mencionada como política educacional a ser implantada no Brasil. Após vários anos de discussão, foi aprovada, em 2017, como um documento norteador da Educação Básica das escolas públicas e privadas do território brasileiro, sendo implementada pela rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul no ano de 2020. Neste contexto, o presente estudo trata da análise dessa implementação da BNCC e do Currículo Referência de Mato Grosso Sul nos anos finais do Ensino Fundamental, na área de Geografia, a partir da percepção dos professores e dos gestores das escolas estaduais de Aquidauana/MS. Para tanto, foram realizados levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário disponibilizado de forma on-line a professores e a gestores escolares. Como resultados, pode-se destacar a cansativa rotina dos profissionais, o pouco tempo para o estudo da BNCC e do Currículo, visando ao atendimento integral do aluno. Outros problemas identificados foram o aparecimento e a expansão da pandemia da Covid-19, que acabaram interferindo no processo de ensino-aprendizagem e na rotina escolar, uma vez que a condição socioeconômica também afetou a qualidade de ensino, devido às dificuldades de acesso ou à falta de recurso para a realização das atividades pelos alunos ao ensino remoto emergencial. Como ponto positivo da implementação da BNCC no Ensino Fundamental, foi mencionado o fato de ser um documento nacional e, assim, atender de forma igualitária, unificando os objetos de conhecimento, habilidades e competências essenciais a serem desenvolvidas durante a educação básica. Entre os pontos negativos, mencionam-se a falta de aulas presenciais (causada pela pandemia de Covid-19), além do fato de a BNCC não considerar as diversidades regionais, observando nesse ponto a diferença nos níveis de ensino municipal, estadual e nacional. Já em relação às principais alterações no Currículo do Mato Grosso do Sul, foram mencionadas a exclusão do conteúdo e a adição das competências e habilidades preconizadas na BNCC. Assim, infere-se que a execução das propostas trazidas pela BNCC e pelo novo Currículo levará tempo, exigirá trabalho árduo de toda a equipe escolar e necessitará de um suporte estrutural e humano para que se alcancem as metas pretendidas.
Abstract: Since the Federal Constitution of 1988, reinforced by the LDB in 1996, the Common National Curriculum Base (BNCC) was already mentioned such as education policy to be transplanted in Brazil. This way, after several years of discussion, it was approved in 2017, as a guiding document for Basic Education in public and private schools in Brazil, being implemented by the state education system of Mato Grosso do Sul in 2020. In this connection, this study deals with the analysis of the implementation of the BNCC and the Reference Curriculum of Mato Grosso Sul in the final years of elementary school, in the area of Geography, from the perception of teachers and the directors of state schools in Aquidauana/MS. Therefore, a researcher doing bibliographical research and application of a questionnaire made available online to teachers and school managers were carried out. As a result, one can highlight the tiring routine of professionals, the short time for studying the BNCC and the Curriculum, aiming at the integral attendance of the student. Another problem identified was the appearance and expansion of the Covid-19 pandemic, which ended up interfering in the teaching-learning process and in the school routine, since the socioeconomic condition also affected the quality of education, because of the difficulties in accessing or lack of resources to carry out activities in emergency remote education. As positive points of the implementation of the BNCC in Elementary Education, were mentioned the fact that it is a national document and that it serves equally, unifying the objects of knowledge, skills and essential competences to be developed during basic education. Among the negative points, there is the lack of the presencial classes (caused by the COVID-19 Pandemic), in addition to the fact that the BNCC does not consider regional diversities, aside from the fact the BNCC not consider the regional differences, observing at this point the difference in the levels of municipal, state and national education. Concerning the main changes in the Curriculum of Mato Grosso do Sul, the exclusion of the content and the addition of competences and abilities, recommended in the BNCC, were mentioned. Accordingly, it is inferred that the application of the proposals brought by the BNCC and the new Curriculum will take time and hard work by the entire school team and will need structural and human support to reach the intended goals.
Palavras-chave: Componente curricular. Interdisciplinaridade. Pandemia. Base Nacional.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3995
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Gerusa_Final_Impressão.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.