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Tipo: Dissertação
Título: ESPORTE ESCOLAR COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: UMA ANÁLISE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORUMBÁ-MS
Autor(es): Gilson Pacola
Primeiro orientador: Carlo Henrique Golin
Resumo: Este estudo busca compreender as políticas públicas do esporte escolar aplicadas aos projetos de Iniciação Esportiva e Treinamento Esportivo desenvolvidos como atividades extracurriculares nas escolas municipais de Corumbá-MS (Brasil), especialmente aquelas unidades que têm a presença considerável de alunos que moram na Bolívia e se dirigem diariamente para estudar nas escolas brasileiras, denominados no trabalho de “alunos pendulares”. O município possui características diversas e peculiares devido à sua condição de região fronteiriça (Brasil-Bolívia), sendo que, no campo da educação, existe a convivência de brasileiros e alunos oriundos da Bolívia com culturas e hábitos diferentes. Nesse sentido, nosso objetivo geral foi analisar as consequências, os entraves e as possibilidades existentes na participação e integração dos alunos pendulares nos projetos esportivos de contraturno escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme) e os aspectos sobre a atuação dos professores de Educação Física neles também. À vista disso, foram analisados documentos norteadores do panorama global das políticas públicas de esporte do Brasil, do estado de Mato Grosso do Sul e do município de Corumbá-MS além de abordar o fenômeno esportivo inserido nas regiões fronteiriças, dando ênfase à singularidade dos alunos que frequentam escolas dessas regiões. A pesquisa de campo foi desenvolvida na Escola Municipal Caic Pe. Ernesto Sassida, na Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo e na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, sendo que os pesquisados foram os docentes de Educação Física e os alunos pendulares que são inscritos nas atividades dos projetos esportivos da Reme de Corumbá-MS. Por se tratar de uma pesquisa com características qualitativas e quantitativas, foi elaborado para cada grupo pesquisado um formulário com perguntas abertas e fechadas, estabelecendo uma espécie de roteiro orientador. Dentre os principais aspectos encontrados na pesquisa estão: os conflitos culturais gerados entre alunos moradores da Bolívia e do Brasil; a dificuldade na compreensão do idioma; a falta de aceitabilidade de alunos brasileiros para com os pendulares; a necessidade de investimentos em capacitações adequadas visando à compreensão dos docentes (Educação Física) quanto aos aspectos da educação intercultural na região fronteiriça do estudo; a carência de políticas públicas que busquem melhorar a participação nos projetos esportivos de alunos (pendulares) que moram no país vizinho (Bolívia) no contraturno escolar da Reme. Em conclusão, os resultados apontam a necessidade da implementação de políticas públicas diferenciadas para as práticas esportivas em escolas da Reme de Corumbá-MS, sobretudo ao considerar o contexto fronteiriço (Brasil-Bolívia), bem como a ampliação de debates durante os momentos de capacitações dos seus professores.
Abstract: This study seeks to understand the public policies on school sports applied to Sports Initiation and Sports Training projects developed as extracurricular activities in municipal schools in Corumbá-MS (Brazil), focusing on those units that have a considerable presence of students who live in Bolivia and commute daily to study in Brazilian schools, called in this study “pendular migrant students”. Located in the border region between Brazil and Bolivia, the city of Corumbá has diverse and peculiar characteristics, and, in the field of education, Brazilian and Bolivian students from different cultural backgrounds interact with one another. In this sense, our general objective was to analyze the consequences, obstacles and possibilities existing in the participation and integration of pendular migrant students in after-school sport projects of the Municipal Education Network (Reme) as well as aspects of the performance of Physical Education teachers. To achieve this purpose, guiding documents of the global panorama of public policies for sports in Brazil, the state of Mato Grosso do Sul and the city of Corumbá-MS were analyzed, addressing the sport phenomenom in border regions, emphasizing the uniqueness of the students who attend schools in these regions. The research was carried out at the three Municipal Schools: Caic Pe. Ernesto Sassida, Cyríaco Félix de Toledo and Pedro Paulo de Medeiros, while Physical Education teachers and pendular migrant students enrolled in sport activities of the of the Municipal Education Network (Reme) project were surveyed. Considering that the research has qualitative and quantitative characteristics, a form with open and closed questions was created for each research group, establishing a kind of guiding script. Some of the main aspects found during the research are: the cultural conflicts generated between students living in Bolivia and Brazil; the difficulty in understanding the language; the lack of acceptance of Brazilian students towards pendular migrant students; the need for investments in adequate training aimed at the increase of awareness by Physical Education teachers regarding aspects of intercultural education in the border region where the study took place; the lack of public policies that seek to improve the participation in sports projects of students (pendular migrants) who live in the neighboring country (Bolivia) after school hours. In conclusion, the results point to the need for implementation of differentiated public policies for sport practices in schools that belong to the Municipal Education Network (Reme) in Corumbá-MS, especially when the border context (Brazil-Bolivia) is brought to consideration, as well as the expansion of debates during training moments of teachers.
Palavras-chave: Educação Física
Esporte Escolar
Fronteira
Política Pública.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3987
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços

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