Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3977
Tipo: Dissertação
Título: ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA SOB A ÓTICA DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LINGUAGEM OU CONTEÚDO?
Autor(es): Nathalia Pereira Dourado
Primeiro orientador: Patricia Helena Mirandola Garcia
Resumo: A Cartografia é uma técnica, ciência e arte fundamental no ensino de Geografia, com suas aplicações da geoinformação e suas práticas pedagógicas com variadas linguagens cartográficas aplicadas nos conteúdos da ciência geográfica. Assim, o educador deve ensiná-la aos alunos respeitando o tempo de cada discente no processo de ensino e aprendizagem para leitura e compreensão da realidade espacial. No presente trabalho investigamos como é trabalhada a Cartografia nos conteúdos da Geografia nas aulas presenciais e também nas atividades remotas durante a pandemia de coronavírus ainda não controlada a nível mundial e também no país, pelos professores da educação básica na Escola Municipal Joaquim Marques de Souza e na Escola Estadual Bom Jesus, no município de Três Lagoas, sitiada no Estado do Mato Grosso do Sul. As metodologias aplicadas foram o levantamento bibliográfico, que serviu de embasamento teórico para a proposta em questão, mais o trabalho de campo, além de procedimentos como (observação direta, informações obtidas em caráter informal e aplicação de formulários). Nesta pesquisa foram realizadas tabulação e análise de dados coletados. O trabalho gerou propostas pedagógicas para os conteúdos de Geografia nas escolas citadas e também na Escola Municipal Rural no Assentamento São Joaquim em Selviria-MS. Contudo, realizamos uma sequência didática proposta e aplicada em uma atividade com o uso da linguagem cartográfica como instrumento de ensino para a educação básica na Escola Estadual Dr. Augusto Mariani em Andradina-SP, em colaboração ao processo de ensino e aprendizagem para que os alunos tornem-se leitores/mapeadores do espaço geográfico. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Cartografia. Linguagem. Conteúdo.
Abstract: Cartography is a fundamental technique, science and art in the teaching of Geography, with its applications of geoinformation and its pedagogical practices with various cartographic languages applied to the contents of geographic science. Thus, the educator must teach it to students respecting the time of each student in the teaching and learning process for reading and understanding the spatial reality. In the present work, we investigate how Cartography works in the contents of Geography in face-to-face classes and also in remote activities during the coronavirus pandemic not yet controlled worldwide and also in the country, by teachers of basic education at Escola Municipal Joaquim Marques de Souza e at Bom Jesus State School, in the municipality of Três Lagoas, besieged in the State of Mato Grosso do Sul. The methodologies applied were the bibliographic survey, which served as a theoretical basis for the proposal in question, plus fieldwork, in addition to procedures such as (direct observation, information obtained informally and application of forms). In this research, tabulation and analysis of collected data were performed. The work generated pedagogical proposals for the Geography contents in the mentioned schools and also in the Rural Municipal School in the São Joaquim Settlement in Selviria-MS. However, we carried out a didactic sequence proposed and applied in an activity with the use of cartographic language as a teaching tool for basic education at the Dr. Augusto Mariani State School in Andradina-SP, in collaboration with the teaching and learning process for students become readers/mappers of geographic space. Keywords: Geography teaching. Cartography. Language. Content.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Cartografia. Linguagem. Conteúdo.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3977
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado Nathália Dourado.pdf3,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.