Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3975
Tipo: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS EM TRÊS LAGOAS – MS |
Autor(es): | MARIO MARCIO GEMINIANO |
Primeiro orientador: | Patricia Helena Mirandola Garcia |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) é um processo educacional que consiste na mudança do indivíduo e dos grupos de indivíduos em relação as atitudes cotidianas que influenciam e alteram nosso meio ambiente. A Geografia por sua vez é uma ciência, que trata dos processos e relações socioespaciais que ocorrem no espaço geográfico. Ambos os dois conhecimentos se associam quando o assunto é preservar o meio ambiente. Tendo em vista que esses saberes são ensinados nas escolas, que, por sua vez são espaços ideais para a disseminação do conhecimento e formação da pessoa humana, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar como as escolas municipais e estaduais de Três Lagoas/MS, trabalham Educação Ambiental aplicada ao Ensino de Geografia, e também como é desenvolvida em algumas escolas fora de Três Lagoas. Nesse trabalho, foram entrevistados professores de Geografia das redes municipal e estadual de Três Lagoas – MS, e outros municípios dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os docentes responderam à dois formulários online, sendo o primeiro a respeito da Educação Ambiental no Ensino de Geografia e o segundo em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino, principalmente durante a pandemia do Coronavírus em 2020. Vale dizer que esse segundo formulário foi aplicado na intenção de conhecermos como as TIC’s são utilizadas pelos professores nas aulas, e como as mesmas podem ajudar no ensino da EA na Geografia. A metodologia aqui empregada, envolveu leituras e análise de materiais bibliográficos e didáticos e aplicação de formulários via Google Forms, além de visita em duas escolas da cidade de Três Lagoas, uma municipal e outra estadual, a título de visualizar in loco, como está sendo o ensino de Educação Ambiental nas aulas de Geografia, e se essas escolas apresentam projetos de Educação Ambiental, bem como estrutura física e corpo de voluntários para o desenvolvimento dos mesmos. Os resultados apontaram que os professores de Geografia buscam metodologias diferentes e dinâmicas para relacionarem os temas do Meio Ambiente dentro do Ensino de Geografia sob a ótica da Educação Ambiental. Além disso, as TIC’s têm os ajudado nesse processo, pois é através delas que há uma facilitação na busca por materiais de leitura e metodologias de ensino diversas que podem ser encontradas na internet por meio do acesso em celulares, tablets e notebooks. |
Abstract: | Environmental Education (EE) is an educational process that consists of changing individuals and groups of individuals in relation to everyday attitudes that influence and alter our environment. Geography, on the other hand, is a science that deals with the processes and social-spatial relations that occur in geographic space. Both knowledges are associated when the issue is to preserve the environment. Considering that this knowledge is taught in schools, which, in turn, are ideal spaces for the dissemination of knowledge and human formation, the general objective of this research was to analyze how municipal and state schools in Três Lagoas/MS, work Environmental Education applied to the teaching of Geography, and also how it is developed in some schools outside Três Lagoas. In this work, we interviewed Geography teachers from the municipal and state schools of Três Lagoas - MS, and other municipalities in the states of Mato Grosso do Sul and São Paulo. The teachers answered two online forms, the first one about Environmental Education in Geography Teaching and the second one about the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in teaching, especially during the 2020 Coronavirus pandemic. It is worth saying that this second form was applied with the intention of knowing how ICT's are used by teachers in the classroom, and how they can help in the teaching of EE in Geography. The methodology used here involved reading and analysis of bibliographic and didactic materials and the application of forms via Google Forms, as well as a visit to two schools in the city of Três Lagoas, one municipal and the other state, in order to see in loco, how Environmental Education is being taught in Geography classes, and if these schools have Environmental Education projects, as well as physical structure and a body of volunteers for their development. The results indicated that the Geography teachers are looking for different and dynamic methodologies to relate the themes of the environment to the teaching of Geography from the point of view of Environmental Education. Moreover, ICT's have helped them in this process, because it is through them that there is a facilitation in the search for reading materials and various teaching methodologies that can be found on the Internet through access on cell phones, tablets and notebooks. |
Palavras-chave: | Processo Educativo Instituições de Ensino Geografia Meio Ambiente. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3975 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mario_dissertacao_versao_final.pdf | 4,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.