Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3974
Tipo: Dissertação
Título: SUBSÍDIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO NO MUNICIPIO DE TRES LAGOAS - MATO GROSSO DO SUL
Autor(es): ANDRESSA SOARES
Primeiro orientador: Patricia Helena Mirandola Garcia
Resumo: O estado de Mato Grosso do Sul, em especial a região da Costa Leste, é detentora de um considerável potencial turístico dos municípios que a integram, sendo eles: Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Três Lagoas, Água Clara, Cassilândia, Inocência, Paranaíba e Ribas do Rio Pardo, cuja exploração ainda é incipiente, com baixo aproveitamento de seu privilegiado sistema natural e cultural, em parte, pela própria falta de conhecimento sobre seus recursos. No entanto, conforme explicam Silva e Eichenberg (2014), o fato de haver recursos naturais em uma região, não significa garantia de haver atividades turísticas. Nesse sentido, este trabalho, propõem a aplicação do zoneamento geoambiental para o turismo com a finalidade de contribuir na consolidação desta atividade no município de Três Lagoas/MS. Para isso, utilizamos da análise integrada dos elementos socioambientais permitindo a constatação das zonas ambientais e funcionais com potenciais para o turismo, elaboradas a partir da aplicação das geotecnologias, o que resultou em produtos cartográficos capazes de subsidiar diretrizes quanto à indução das atividades turísticas, com base nas zonas funcionais das potencialidades turísticas, caracterizadas em atratividade, relevância e pressão (SILVA, 2006). A partir dos dados e informações levantadas, podemos concluir que Três Lagoas, possui possíveis potenciais e atrativos turísticos, sendo eles em sua maioria, localizados próximo a atrativos naturais, no entanto, muito ainda precisa ser feito para alavancar o turismo em Três Lagoas, mas acredita-se que os recursos naturais motivem investimentos capazes de estruturá-los em produtos turísticos consolidados. Por fim, buscamos através deste trabalho contribuir com o município de Três Lagoas em uma futura consolidação do turismo como fonte de renda secundária.
Abstract: El estado de Mato Grosso do Sul, especialmente la región de la Costa Este, tiene un potencial turístico considerable en los municípios que lo componen, a saber: Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Três Lagoas, Água Clara, Cassilândia, Inocencia, Paranaíba y Ribas do Rio Pardo, cuya exploración es aún incipiente, con poco uso de su privilegiado sistema natural y cultural, en parte por el desconocimiento de sus recursos. Sin embargo, como explican Silva y Eichenberg (2014), el hecho de que haya recursos naturales en una región no garantiza que haya actividades turísticas. En este sentido, este trabajo propone la aplicación de la zonificación geoambiental para el turismo con el fin de contribuir a la consolidación de esta actividad en el município de Três Lagoas / MS. Para ello, se utilizó el análisis integrado de elementos socioambientales que permitió la verificación de zonas ambientales y funcionales con potencial turístico, elaborado a partir de la aplicación de geotecnologías, lo que resultó en productos cartográficos capaces de subsidiar pautas en materia de inducción de actividades turísticas, basado en las zonas funcionales de potencial turístico, caracterizadas por atractivo, relevancia y presión (SILVA, 2006). De los datos e información recolectada, podemos concluir que Três Lagoas tiene atractivos y potenciales turísticos potenciales, la mayoría de ellos ubicados cerca de atractivos naturales, sin embargo, aún queda mucho por hacer para apalancar el turismo en Três Lagoas, pero se cree que los recursos motivan inversiones capaces de estructurarlos en productos turísticos consolidados. Finalmente, a través de este trabajo, buscamos contribuir al município de Três Lagoas en una futura consolidación del turismo como fuente de ingresos secundarios.
Palavras-chave: Turismo, Meio Ambiente, Geotecnologias
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3974
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.pdf7,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.