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Tipo: Dissertação
Título: SUICÍDIO, O JOVEM E A ESCOLA: ANÁLISE DO RETRATADO NA MÍDIA JORNALÍSTICA E AS POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PARA ATUAÇÃO DO(A) PSICÓLOGO(A) NA ESCOLA
Autor(es): TIAGO SALSA CORREA
Primeiro orientador: Sonia da Cunha Urt
Resumo: O fenômeno do suicídio vem atualmente crescendo em todo o mundo, incluindo o Brasil e, particularmente, no estado onde ocorre esta pesquisa, Mato Grosso do Sul, que apresenta um dos maiores índices de suicídios do país. Antes, a maior incidência desse fenômeno era em adultos e idosos, conquanto ocorreu uma mudança na última década e a faixa etária que apresenta o maior índice são os jovens. A escola pública surge nesse prisma como um dos ambientes dos conflitos sociais, onde esse público alvo se encontra inserido nessa determinada fase da vida. Assim, esta pesquisa tem como objetivo verificar o que é retratado na mídia jornalística regional sobre a escola, os jovens e o suicídio e como essa questão está posta nas produções científicas que abordam o tema. O estudo está balizado no Materialismo Histórico-Dialético, fundamentação que constitui as bases da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e seus interlocutores. Busca-se uma compreensão do suicídio, considerando uma análise do homem que se autoextermina em sua característica singular e universal. A metodologia foi realizada com levantamento bibliográfico e a verificação de fontes da imprensa regional. Como resultados, por meio das análises, ficou perceptível que o suicídio é visto, na maioria dos trabalhos científicos sob a ótica médica e, mediante a Psicologia Histórico-Cultural, busca-se um olhar sob a ótica psíquica e social das relações humanas e materiais que permeiam nossa sociedade. Palavras-chave: Suicídio. Psicologia Histórico-Cultural. Escola Pública. Psicologia Escolar. Jovens.
Abstract: The phenomenon of suicide is currently growing all over the world including Brazil, and particularly the state where this research takes place, Mato Grosso do Sul, which has one of the highest suicide rates in the country. Before, its highest incidence was in adults and the elderly, although there has been a change in the last decade and the age group with the highest rate is now young. The public school appears in this light as one of the environments of social conflicts, where this target audience is at this particular stage of life. Thus, this research aims to verify what is portrayed in the regional journalistic media about school, youth and suicide and how this issue is posed in scientific productions that address the theme. This study is based on Historical-Dialectical Materialism, a foundation that forms the basis of Vigotski's Historical-Cultural Psychology and his interlocutors. In this search for an understanding of suicide, considering an analysis of the man who exterminates himself in his singular and universal characteristic. The path followed, the methodology, was carried out with bibliographic survey, and the verification of sources from the regional press. The analysis of suicide is mostly perceived in scientific works from a medical point of view, and through Historical-Cultural Psychology a look is sought from the psychic and social point of view, of the human and material relations that permeate our society. Keywords: Suicide. Historical-Cultural Psychology. Public school. School Psychology. Young.
Palavras-chave: : Suicídio. Psicologia Histórico-Cultural. Escola Pública. Psicologia Escolar. Jovens.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3955
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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